postado em 17/12/2009 07:35
[FOTO1]Os motoristas que vão deixar o Distrito Federal neste fim de ano ou no próximo mês devem ter atenção redobrada na BR-450. Entre as sete rodovias federais que cortam o Distrito Federal, ela é a única que se encontra em péssimo estado de conservação. A estrada tem trecho com asfalto desnivelado e rachados, buracos relativamente fundos, sinalização horizontal pouco aparente e retornos mal posicionados. A BR-450 passa por uma situação paradoxal. Ela une a Saída Norte do Distrito Federal à Saída Sul. Liga a BR-040 (Brasília-Rio de Janeiro) à BR-020, que leva à Região Nordeste. Em determinado trecho, quando margeia o lado oeste do Plano Piloto, a 450 ganha o nome de Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Nesta região, os governos federal e distrital trabalham juntos para criar mais faixas e aumentar viadutos.
;Mais ao sul, após a entrada para o Gama, a partir do viaduto do Catetinho até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Km 1 da 040, fica o pior trecho, com 4km de extensão. Ele não recebe manutenção de nenhum dos dois governos. Com o asfalto irregular, os buracos e a falta de sinalização, os motoristas que saem do Plano Piloto em direção a Santa Maria, Valparaíso (GO), outras cidades do Entorno e à Região Sudeste do país são obrigados a trepidar na via.
O problema nesta área começou em 2002. Até então, a BR-450 pertencia ao governo do DF e levava o nome de DF-003. Tudo o que ocorria nela era de responsabilidade do GDF e as obras, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Em 19 de dezembro de 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso assinou decreto pedindo incorporação da via ao governo federal.
Desde então, esse trecho ficou a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e nunca mais passou por restauração. ;Nós já operamos na rodovia, mas nunca recebemos o inventário dela, que deveria ser feito pelo DER. Só quando tivermos isso, ela estará completamente entregue ao Dnit;, alegou Leonardo Marinho, supervisor do departamento no DF.
Perigo constante
O comerciante Ivan Ferreira, que tem uma chácara em Cristalina (GO) e enfrenta a BR-450 quatro vezes por semana, alerta para o risco de trafegar por ali. ;É perigoso para s carros, caminhões, ônibus, motos, pedestres e ciclistas. Inclusive no acostamento;, ressaltou. ;A coisa está tão feia aqui que vi até um acidente no mês passado, quando um carro tentava desviar de um desnível na pista;, relatou o vigilante José Miranda.
Pelo mesmo motivo, ocorreram dois acidentes nos últimos três dias, com um ferido. Justamente por causa da má conservação da pista, os carros transformam o acostamento em pista. Não serve como justificativa para se livrar da multa(1). Os policiais rodoviários federais do posto no Km 1 da BR-040 fazem uma média de 50 autuações por semana.
Em uma manhã, apliquei 174 multas aos que trafegavam pelo acostamento;, afirmou a agente Pamela Vieira. ;Grande parte dos acidentes registrados na 450 são nesses 4km, do Catetinho ao posto da PRF;, reforçou o agente Reni Rocha.
Como um paliativo, está prevista para abril uma grande operação tapa-buraco nos 4km mais problemáticos das rodovias federais no DF. Trabalho que custará R$ 6 milhões aos cofres da União ; R$ 1,5 milhão por quilômetro. A restauração completa da via não tem data para ser realizada.
Obras na 070
Já as demais rodovias federais que cruzam o DF estão em boas condições. Segundo o Dnit e a PRF, elas foram recapeadas recentemente e não têm grandes problemas estruturais (veja quadro). Como a BR-070, que começa na Estrutural e se estende por 1,3 mil quilômetros a oeste do DF, em direção a Cáceres, em Mato Grosso do Sul. A rodovia encontra-se com buracos e desníveis no perímetro urbano de Águas Lindas (GO) e obras de duplicação, por isso tem trânsito lento.
1 - Infração grave
Trafegar pelo acostamento é considerado infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O motorista que for flagrado cometendo a irregularidade terá de desembolsar R$ 574 e ainda perderá sete pontos na carteira de habilitação (CNH).
Cerca de 120 mil fora do DF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima que aproximadamente 120 mil veículos deixarão o Distrito Federal a partir da noite de amanhã, para passar as festas de fim de ano em outras cidades. O número é o mesmo do ano passado, mas o movimento nas estradas não será tão intenso quanto antes por causa do dia da semana em que cairão os feriados.
Como 25 de dezembro (Natal) e 1; de janeiro serão em uma sexta-feira, o trânsito estará diluído. Muitos órgãos públicos federais darão folga aos servidores a partir de amanhã. Há, também, aqueles que só entrarão em recesso a partir de terça-feira e retornarão uma semana depois. Isso fará com que o retorno à capital não seja tão pesado somente no primeiro domingo de 2010, 3 de janeiro.
Como as estradas federais que cortam o DF estão em bom estado de conservação, a tendência é que os motoristas pisem mais fundo no acelerador e aumentem o risco de acidentes fatais. ;As pistas estão ótimas e com os carros cada vez mais potentes, o condutor se coloca em uma situação de risco ao trafegar em alta velocidade;, alertou o inspetor Dalvimar Lucas, da PRF. A PRF deslocou mais 42 agentes para atuar na fiscalização das saídas do DF.
Antes do início do período de maior movimento nas saídas de Brasília, o número de acidentes com morte nas rodovias é preocupante. Nos 15 primeiros dias de dezembro, foram registradas 111 ocorrências, com 18 mortos e 72 feridos. Em relação ao mesmo período no ano passado, são oito óbitos a mais. (DB)