Cidades

Projeto social transforma a vida de idosos em Samambaia

Grupo da cidade promove encontros em que todos se divertem aprendendo a dançar forró, declamando poemas e fazendo exercícios físicos

postado em 18/12/2009 07:27

Casal ensaia passos animados durante uma das reuniões da turma de terceira idade: alegria toma contaEm 15 anos, um grupo de encontros da terceira idade transformou a vida de dezenas de idosos de Samambaia. O projeto "O amor constrói a paz" reúne semanalmente cerca de 100 pessoas acima dos 60 anos no Parque Três Meninas. Elas comemoraram o Natal antecipado na tarde desta quinta-feira (17/12) com cantoria, declamação de poemas, forró, sorteio de brindes e um banquete de frutas e salgados.

Às quintas-feiras, os idosos praticam ginástica, alongamento e dança de salão. Quem lidera a turma é a coordenadora Aurabella Barreto da Silva, 72 anos. Há 15, ela foi a um encontro organizado pelo projeto para ajudar um amigo e acabou ficando. ;Gostei e procurei me entrosar;, resumiu. Aos poucos, foi assumindo a organização das festas de aniversário, Dia das Mães, são-joão e o que mais puder ser celebrado.


No entanto, nem só de festejos vivem os integrantes do grupo ; com o apoio do Corpo de Bombeiros, eles contam com um professor que orienta a malhação. O projeto é mantido por voluntários. ;Tudo é da comunidade, fazemos isso por amor;, explicou Aurabella. O objetivo do trabalho é tirar os idosos de casa e promover amizades. ;Comigo não tem depressão nem doença. Levamos o pessoal para passear, sair de casa;, completou a coordenadora.

Há cinco anos, a dona de casa Ana Mendes de Sousa, 59, recebeu o convite para participar dos encontros de idosos. Mesmo não tendo chegado ainda à terceira idade, ela decidiu arriscar. Depois disso, sua rotina ganhou novas atividades: ginástica, dança de salão e passeios. O destaque das aulas de dança é o forró ; um dos ritmos preferidos de Ana.

Programação farta
Como dificilmente os homens frequentam essas aulas, a solução é dançar com as amigas. ;Tem que ser mulher com mulher. Quem tem preconceito não dança;, comentou. A dona de casa não perde uma reunião no parque. Nos últimos anos, conheceu gente e sentiu os benefícios do exercício físico. ;Aqui, eu me sinto bem. Em casa, com o dia a dia, você se cansa. O marido e os filhos saem para trabalhar e você fica em casa;, disse.

Os idosos estão sempre em busca de novos destinos para as excursões. No currículo de passeios do grupo estão o Zoológico, a Água Mineral, piqueniques no Parque da Cidade, o Museu do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a cidade de Caldas Novas (GO). A dona de casa Laudelina Severiano, 85, é a mais velha do grupo e não perde uma visita. ;Isso dá mais vida, mais força, mais coragem. Eu adoro todos os passeios;, revelou. Laudelina passou a dançar e fazer alongamento depois de juntar-se às colegas do parque. Com a ajuda das integrantes do grupo, ela busca uma vaga em um curso básico de informática para 2010.

Como participar
O grupo O amor constrói a paz é aberto ao público e as atividades são gratuitas. Para participar, basta ter mais de 60 anos e ir a uma reunião. Os encontros ocorrem toda quinta-feira, das 14h às 17h. Os participantes fazem alongamento, ginástica, artesanato, aulas de dança e passeios. A maioria do grupo é formada por mulheres, mas os homens são bem-vindos ; especialmente aqueles que querem aprender a dançar, para fazer par com as damas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação