Cidades

Rede pública de ensino renova direção

Resultado das eleições em 494 escolas foi divulgado ontem. Diretores e vice-diretores tomam posse em 4 de janeiro

postado em 19/12/2009 07:00
Mesmo sem cédulas especiais, os alunos do Centro de Ensino de Deficientes Visuais da Asa Sul votaram nas eleições do último dia 2A Secretaria de Educação divulgou ontem à tarde os nomes dos diretores e vice-diretores que estarão à frente de 494 das 645 instituições escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal nos próximos dois anos. Os profissionais tomam posse em 4 de janeiro e devem começar a trabalhar imediatamente para preparar as atividades escolares antes do início do ano letivo, marcado para 3 de fevereiro. As eleições para a escolha dos dirigentes ou referendos daqueles que já ocupam as funções ocorreram no último dia 2. Cerca de 64 mil pessoas, entre alunos, pais e servidores públicos, participaram do processo.

O mandato dos diretores e vice-diretores é prorrogável por mais dois anos. A carga semanal é de 40 horas. Do total de escolas que participaram do processo de escolha dos dirigentes, 301 não tiveram eleições. Foi realizado um referendo entre a comunidade escolar para definir se as equipes que estavam nos cargos de direção desde 2007 seriam mantidas. Para permanecer nas funções, os candidatos tiveram que cumprir metas definidas pela secretaria, como redução da taxa de repetência escolar. Caso o resultado do Sistema de Avaliação do DF (Siade), que avalia o desempenho das instituições, não seja compatível com a apresentação das metas, os diretores e vice-diretores ficarão até o fim de 2010 e será feita uma nova eleição. O Siade será divulgado em fevereiro do ano que vem.

Resultado das eleições em 494 escolas foi divulgado ontem. Diretores e vice-diretores tomam posse em 4 de janeiroNas outras 144 instituições públicas, houve eleição para definir os novos gestores, com a participação de 201 equipes na disputa. Destas, 99 concorreram com chapa única. As pessoas aptas a votar eram estudantes maiores de 16 anos, pais de estudantes menores de 16 anos (apenas um dos membros do casal) e funcionários das escolas.


SAIBA MAIS
Para informações mais detalhadas sobre as eleições nas escolas da rede pública, acesse o portal da Secretaria de Educação: www.se.df.gov.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação