postado em 21/12/2009 09:45
O Ribeirão Engenho das Lajes foi novamente contaminado por óleo de asfalto no fim da tarde deste domingo (20/12). O incidente ocorreu por conta da forte chuva que atingiu a região. O produto tóxico escorreu da construção de um viaduto na BR-060, da mesma forma que na última terça-feira (15/12).
[SAIBAMAIS]Semana passada, cerca de cinco mil moradores do Núcleo Rural Engenho das Lajes tiveram o abastecimento de água prejudicado pelo vazamento. A alternativa usada desde então pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) é abastecer o reservatório de tratamento local com água de caminhões-pipa. De acordo com a assessoria do órgão, a população local conta, dessa forma, com água potável encanada e não precisa sair às ruas com baldes para buscar água.
A empresa responsável pelas obras na BR-060 havia colocado uma barreira de contenção para evitar um novo incidente. No entanto, com o elevado volume de água, provocado pela chuva desta noite, o óleo escorreu para o córrego novamente.
De acordo com a Defesa Civil, o processo de limpeza do Ribeirão Engenho das Lajes é lento e pode demorar cerca de 15 dias. Novas barreiras foram colocadas ainda hoje para evitar que a substância tóxica se espalhe.
Com informações de Mara Puljiz