Cidades

Verão chega e meteorologia prevê chuvas até o Natal

postado em 21/12/2009 17:32
Brasília recebeu, às 15h47 desta segunda-feira (21/12), a chegada do período mais chuvoso do ano. É o verão, que no Brasil é sinônimo de chuvas no Centro-Sul do país, seca no Norte e muito sol no Nordeste. Nesta primeira semana da estação, a previsão da meteorologia para o Distrito Federal é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, até o Natal.

Na hora de sair de casa, é bom o brasiliense levar sempre um guarda-chuvas. "Essa semana toda será chuvosa, mas não há como prever a hora das precipitações, já que em algumas áreas chove mais cedo, em outras mais tarde", informou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Hamilton Carvalho.

Segundo o Inmet, a temperatura mínima da semana fica em torno de 17; e a máxima não deve passar de 28;. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 55%.

El Niño
Apesar deste ser uma ano de El Niño, Carvalho diz que o fenômeno atmosférico-oceânico não costuma ter grande influência sobre a região Centro-Oeste. Caracterizado pelo aquecimentos das águas do Oceano Pacífico, que muda os padrões dos ventos e o regime de chuvas em zonas tropicais, no Brasil o El Niño atua, principalmente, no aumento das precipitações na região Sul e da seca no Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação