postado em 23/12/2009 16:42
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon ; DF), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realiza até amanhã (24) operação de fiscalização no Aeroporto Internacional de Brasília. O objetivo da operação é aproveitar o movimento intenso por conta do feriado de Natal para atender às reclamações dos passageiros que se sentirem lesados quanto aos serviços oferecidos pela companhias aéreas, em especial o cumprimento da lei da fila, que determina que a espera pelo atendimento não ultrapasse 30 minutos.
O agente fiscal do Procon-DF Marcio Di Calafiori informou que na tarde de ontem (22) os agentes foram acionados para um problema de check-in no guichê da TAM e que a empresa, que já havia recebido dois autos de infração, foi autuada.
;Ontem só teve um auto de infração. A gente foi acionado para um problema lá no check in da TAM. Pessoas reclamaram que levaram de duas a três horas numa fila;, disse o fiscal.
Segundo o agente, a unidade móvel tem feito cerca de 40 atendimentos diários. Além das reclamações sobre as filas, os passageiros se queixam de cancelamentos, remarcações de voos e extravios de bagagens.
;Nos casos de cancelamento de voo ou remarcação, quando o consumidor tem prejuízo com hotel que foi reservado no destino, a gente tenta intermediar esse conflito, tentando remarcar para um voo próximo. Outras reclamações são em relação ao extravio de bagagem e ao reembolso, compras de passagens feitas através da internet, que o consumidor tem dificuldades em conseguir o reembolso com a empresa.;
De acordo com a Anac, mesmo com o grande volume de pessoas transitando pelo saguão, o movimento está normal para um feriado. O órgão estima que cerca de 30 mil pessoas devam passar pelo aeroporto ainda hoje (23).