Cerca de 130 mil pessoas que residem no Guará I e II devem continuar sem água até as 19h30 desta segunda-feira (28/12). O prazo anterior estipulado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) era que o abastecimento, interrompido desde a manhã de domingo (27/12), retornaria até as 17h. Mas, segundo a assessoria de imprensa do órgão, a demora se deve ao tempo necessário para encher o reservatório.
Inicialmente, o problema se deu em uma válvula de pressão e foi solucionado às 22h de domingo. No entanto, quando a água foi liberada, houve um travamento na canalização que atende a região. A válvula fica entre o Guará I e o Guará II, perto das obras do metrô.
Ainda de acordo com a assessoria, o travamento foi solucionado e o sistema está funcionando normalmente. Segundo a Caesb, as residências localizadas em regiões mais altas serão as últimas a serem abastecidas.
Transtorno
O comércio local funciona com dificuldade. As padarias utilizam água mineral e água de outras lojas para lavar objetos e produtos e para cozinhar.
Mais cedo, a via próxima ao local do vazamento ficou interditada devido à grande quantidade de água no local. O trânsito já está normalizado.