Naira Trindade
postado em 30/12/2009 07:50
Quem deixou para fazer a vistoria para a transferência do carro no Departamento de Trânsito (Detran) nos últimos dias do ano sofre à espera do serviço em longas filas em todos os oito pontos de atendimento do Distrito Federal. O aumento nas vendas de veículos deste ano, a preocupação em transferir o carro antes da virada do ano para garantir o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2010 e o número limitado de agentes para atender toda a demanda deixaram as ruas que circundam os departamentos lotadas de veículos. A situação pode melhorar hoje, com um mutirão nos postos de atendimento, das 7h às 17h.
A saga da professora Walquíria Tavares Matias, 41, para transferir o carro financiado para seu nome completa três dias hoje. Desde segunda-feira, ela passa as manhãs e tardes de férias dentro do Corsa que comprou financiado. "No primeiro dia, eu cheguei às 11h30 e fui chamada no box de vistoria às 17h15. Só após esse horário descobri que faltava um carimbo de autenticação do DUT (Documento Único de Transferência). Enquanto esperava, perguntei a uma estagiária do Detran se a documentação estava correta e ela não me avisou que faltava esse carimbo. Hoje (ontem), eu cheguei às 10h45 e o carro só foi vistoriado às 17h44. Depois, fui impedida de entrar no Detran para dar entrada ao procedimento de transferência e terei de retornar novamente", conta a moradora da Octogonal, que reservou um livro para leitura durante o tempo que fica ociosa no Detran.
Multas
O órgão realiza em média 20 mil vistorias por mês, mas o número aumenta nesta época do ano. "Foram vendidos 120 mil carros até novembro deste ano. Já registramos 122 mil multas de veículos que não foram transferidas dentro do prazo estipulado de 30 dias após recebimento do DUT. A multa, nesse caso, é de R$ 127 e cinco pontos na carteira. As pessoas também têm pressa para transferir o carro porque se deixarem para o ano que vem terão que pagar integralmente o IPVA no ato da mudança de nome", disse o gerente de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Silvain Fonseca.
Uma proposta de agendar o processo de vistoria pela internet, a partir de 2010, pretende acabar com as intermináveis filas no Detran. "Dependemos apenas no aval da direção. Todo o procedimento técnico para a implantação já está pronto", adianta Fonseca. Para atender toda a demanda a tempo do fim do ano, o órgão faz hoje um mutirão de atendimento. Cerca de 90 agentes devem receber os motoristas das 7h às 17h, nos pontos de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Brazlândia, Sobradinho, Paranoá, Cidade do Automóvel e SIA.