postado em 01/01/2010 22:17
Junio Alves dos Santos, 33 anos e Vanda Barbosa Gonçalves, 28, anos foram presos às 18h dessa sexta-feira por abandonar os quatro filhos na QNM 19, Ceilândia. A denúncia foi feita por Edson Barbosa Gonçalves, 34 anos, irmão de Vanda, por volta das 17h. Edson informou à polícia que o casal havia saído de casa às 8h e trancado as crianças num dos cômodo. Procurados por agentes da 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), Vanda foi encontrada num bar próximo à residência, com um hematoma no rosto. Junio estava em outro bar também na redondeza.
Na residência do casal, as crianças - um menino de 10 e outro de três anos, e duas meninas, uma de seis anos e outra de dois meses - estavam assustadas. Detidos na delegacia, os pais não pagaram a fiança. Familiares não demonstraram, até então, interesse em pagar a quantia de R$ 1.000 para soltar o casal. Ambos têm passagem pela polícia: Junio já foi detido por furto e roubo e Vanda por maus tratos às crianças.
Enquanto estiverem presos, três filhos ficarão sob a tutela da família materna, mas o bebê de dois meses permanecerá com a mãe. Usuários de drogas, segundo depoimento de Edson à 15ª DP, o casal pode pegar de seis meses a três anos de cadeia por abandono de incapaz. "Queremos que isso sirva de alerta para a sociedade, para outros pais, mães e familiares", disse o delegado de plantão da 15ª DP, Carlos César Ferreira.