Brasília está no cronograma de uma turnê religiosa mundial. Por volta das 17h de ontem, chegaram à capital as relíquias de Dom Bosco na paróquia batizada com o nome do santo(1) no Núcleo Bandeirante. O atraso de uma hora não esfriou o ânimo dos cerca de 50 fiéis que esperavam pela chegada da esquife contendo uma réplica de cera do corpo do religioso Giovanni Melchior Bosco (1815-1888).
Dentro da imagem, vestida com as roupas do padre italiano, é conservada a mão do religioso. Recebida aos gritos de ;Dom Bosco, nós te amamos;, a caixa de vidro foi transferida para um carro aberto de onde seguiu em carreata até o Santuário Dom Bosco, na 702 Sul, onde ficará durante 24 horas. Sem se importar com o forte calor do fim da tarde, a dona de casa Maria do Socorro Peixoto, 58 anos, moradora do Núcleo Bandeirante, se disse honrada pela ilustre visita. ;Nós não temos condições de ir até Turim (na Itália) para conhecer as relíquias. Ele foi um homem muito bom, o santo dos jovens e das crianças. É uma emoção muito grande poder ver isso de perto, aqui na minha paróquia. Enquanto ele estiver aqui, estarei com ele;, disse. ;Foi o santo que sonhou com Brasília;, acrescenta o padre Nivaldo Pessinatti, da Paróquia São João Dom Bosco, do Núcleo Bandeirante.
Às 16h de hoje, a urna de vidro ornamentada com imagens de crianças de várias etnias em alto revelo será levada de volta para a igreja do Núcleo Bandeirante, onde permanecerá outras 24 horas. Amanhã, ela segue para outras cidades brasileiras. Durante o período em que ficar nas igrejas do DF, haverá vigílias.
A chamada ;Excursão de Dom Bosco; deverá durar até 2015, ano em que será comemorado o segundo centenário de nascimento do religioso. A equipe da viagem formada por congregados Salesianos deixou a cidade de Turim em julho e já passou por países da América do Sul como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Somente no Brasil serão 100 cidades visitadas (a penúltima foi Belo Horizonte, em Minas Gerais). A viagem é feita em dois caminhões especialmente adaptados para a empreitada. Um elevador especial teve de ser projetado por religiosos italianos e instalado dentro de um dos veículos para que o transporte da esquife fosse facilitado.
1 - Sonho
Giovanni Melchior Bosco nasceu em Turim, na Itália, em 1815, e foi ordenado padre em 1841. Entre as obras sociais do religioso estão a fundação da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (os chamados Salesianos) e a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Dom Bosco costumava ter sonhos premonitórios que foram considerados uma dádiva de Deus. Entre eles está o que descreve a formação de uma civilização criada entre os paralelos 15 e 20 do hemisfério sul, entendido como a criação da cidade de Brasília.
Ouça entrevista com o padre Nivaldo Pessinatti, da paróquia Dom Bosco: