postado em 03/01/2010 14:28
Uma suspeita de intoxicação alimentar causou confusão na manhã deste domingo (3/1) no RM Hotel Fazenda, localizado no núcleo rural de Sobradinho, a 34 km de Brasília. De acordo com os próprios hóspedes, cerca de 50 pessoas, entre crianças e adultos, desenvolveram sintomas como febre, diarreia e vômito desde sábado à noite (2/1).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e duas viaturas prestaram socorro aos hóspedes no local. Simone Gonçalves Lacerda diz que o marido, Rodrigo Perez Paiva Lacerda, foi para o hospital no sábado à noite e teve o diagnóstico de intoxicação alimentar. "Mas o hotel continua recebendo novos hóspedes como se nada tivesse acontecido", reclama.
A autônoma Ana Maria Luna Soares, que também passou mal, reclama que a administração do hotel não se pronunciou, tampouco prestou assistência aos hóspedes. "Um senhor que está internado teve que ir embora de madrugada dirigindo o próprio carro", queixa-se. Ela afirma que prestará queixa na polícia contra o hotel fazenda. "A cozinha na área da piscina tem mofo do chão ao teto, no restaurante os pratos ficam em armários de madeira, que têm cheiro de mofo. A Vigilância Sanitária precisa fechar o lugar", diz.
Todos que apresentaram os sintomas foram orientados pelo Samu a sair do local. Duas pessoas, mãe e filha, foram encaminhadas ao Hospital de Sobradinho. A emergência do hospital não quis informar os nomes das pacientes, apenas que elas foram medicadas e liberadas.
Ricardo Massouh, filho do proprietário do hotel, diz que os hóspedes cometeram excessos. "As pessoas passaram o réveillon aqui, estavam desde quinta-feira (31/12) e passaram mal, mas não houve intoxicação". Ele informou que apenas quatro pessoas foram atendidas e o estabelecimento continua funcionando normalmente.
A Vigilância Sanitária não foi localizada pela reportagem.