postado em 04/01/2010 08:28
Os diretores e vice-diretores eleitos nas últimas eleições realizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal tomam posse nos cargos nesta semana. A cerimônia está prevista para quinta-feira, quando as novas diretorias assinarão no Centro Administrativo de Taguatinga um termo de compromisso das metas assumidas nos dois anos de gestão. A relação com os nomes dos eleitos para 492 das 645 escolas públicas candangas aparece hoje no Diário Oficial do DF.As eleições ocorreram em 2 de dezembro e contaram com a participação de 64.698 pessoas, entre alunos, pais e professores ; os colégios que escolheram as diretorias em 2008 não participaram o processo. ;A ideia é que a nomeação saia amanhã (hoje) no Diário Oficial e os diretores e vices assumam logo seus cargos. Devem começar a se preparar para o ano letivo e para atingir os objetivos assumidos;, explicou a secretária de Educação do DF, Eunice Santos.
Compromisso
As principais metas das equipes eleitas passam pela melhoria nos índices educacionais, a elevação da taxa de aprovação dos estudantes e os indicadores sobre a gestão pedagógica e administrativa da instituição educacional. Estarão vinculadas a elas, por exemplo, a duração dos mandatos das diretorias e o pagamento dos bônus de fim de ano aos servidores da educação. As bonificações fazem parte do programa de incentivo Pró-Mérito.
O processo eleitoral cumprido pela Secretaria de Educação do DF integra o projeto de gestão compartilhada do órgão, aprovado pela Lei n; 4.036, de 2007. Sustenta-se em três pilares: seleção de diretores e vice-diretores das instituições educacionais, não concentração de recursos necessários à administração escolar e contratação descentralizada de professores substitutos. A principal finalidade é a transparência.
ÀS URNAS
492
equipes foram eleitas nas
escolas públicas do DF para dois anos de gestão. Em
377
colégios, a comunidade escolar manteve os diretores e vices eleitos em 2007. Em outras
115
instituições, 201 equipes
concorreram às eleições.