Cidades

Mudanças no atendimento do pronto-socorro do HBDF começaram nesta segunda-feira sem tumulto

Helena Mader
postado em 04/01/2010 15:45
O primeiro dia do novo protocolo de atendimento aos pacientes no Hospital de Base do Distrito Federal foi tranquilo. Durante toda a manhã desta segunda-feira (4/1), o movimento no Pronto Socorro do hospital foi normal, sem registro de tumulto. À partir das 7h de hoje, foi iniciado o novo protocolo de atendimento aos pacientes, que passaram a receber uma classificação de acordo com o risco. A emergência do hospital atende cerca de 800 pessoas diariamente e as que passaram por lá hoje pareceram aprovar a nova forma de atendimento.

As mudanças já começam na entrada do pronto-socorro. Em vez das cinco portas que dão acesso ao hospital, apenas duas estavam abertas. Próximo a elas, uma equipe formados por estagiários de cursos de saúde dá as primeiras orientações aos pacientes.Quem está em estado mais grave é atendido mais rapidamente. O paciente com uma simples dor de garganta, por exemplo, vai esperar mais ou pode até mesmo ser encaminhado para outra unidade da rede, como um posto de saúde.

A classificação de risco é dividida em quatro categorias e tem por objetivo socorrer os casos graves com mais rapidez. Os pacientes que correm risco de morte recebem uma ficha vermelha e são atendidos imediatamente. O cartão amarelo significa que existem riscos consideráveis e que o paciente precisa ser recebido pelos médicos com prioridade. Os casos classificados com a cor verde são menos graves e podem esperar. Os pacientes com cor azul não têm gravidade nenhuma e podem esperar o tempo que for necessário.

O diretor do Hospital de Base, Luiz Carlos Schimin, diz que a expectativa é que o atendimento melhore muito para os pacientes. ;Pelo menos 30% das pessoas que vêm ao Hospital de Base querem procedimentos mais simples, como tirar pontos, remover gesso ou buscar atestado médico. Mas o hospital é de alta complexidade e não deveria atender esses casos;, lembra.

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