Cidades

Polícia e governo decidem aumentar policiamento contra roubo de casas

postado em 06/01/2010 19:10

O número de assaltos a residências e homicídios no DF cresceu em 2009. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, os roubos a casas subiram 40% de 2008 para 2009, enquanto a quantidade de homicídios registrados aumentou em 15%. Os dados, no entanto, não foram suficientes para aumentar a criminalidade no DF que, na verdade, caiu 1,7%. A Secretaria de Segurança Pública não revelou ainda quais os outros crimes que caíram significativamente para justificar a redução da violência. Os dados foram divulgados em uma reunião na tarde desta quarta-feira (6/1) entre as polícias Civil e Militar e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Uma das decisões acertadas na reunião foi a de dobrar o efetivo policial nas áreas de maior crescimento de roubos a residências. As cidades nessa situação são: Lago Sul, Guará, Park Way, Taguatinga, Asa Norte e Asa Sul. Policiais militares que trabalhavam em funções administrativas e voluntárias serão remanejados para que aumentem o número de carros em rondas nas ruas dessas regiões administrativas.

Já a Polícia Civil trabalhará na prevenção aos assaltos às residências. Uma investigação vai apurar quantas pessoas estão envolvidas nesse tipo de crime, enquanto o Sistema Penitenciário pesquisará quantos foragidos respondem pela mesma acusação. Além disso, novos mandados de busca e apreensão serão expedidos.

A Polícia Civil criou um programa de cadastro direto do cidadão com as delegacias para denúncias rápidas. Trata-se do "Sentinela", sistema de conexão entre os celulares da comunidade e as unidades policiais. A partir do cadastramento dos telefones, é possível que o cidadão peça ajuda por meio do sistema de discagem rápida do aparelho celular. Na reunião desta quarta-feira, a SSP decidiu intensificar a divulgação desse programa.

Assaltos rotineiros

No fim da tarde desta terça-feira (5/1), duas mulheres foram feitas reféns em assalto no Lago Sul. Na casa estavam apenas as duas vítimas do assalto. Os dois homens ainda não-identificados invadiram a residência, renderam as mulheres e as amarraram pelos pulsos com gravatas.

Os criminosos levaram um DVD player, um computador e R$ 160 em dinheiro, fugindo com o automóvel da família . A 10; Delegacia de Polícia (Lago Sul) coordena as investigações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação