Cidades

Liminar impede posse de diretor e vice na Escola Classe 02 de Vicente Pires

postado em 06/01/2010 20:15
Das 492 equipes eleitas na rede pública de ensino - no dia 2 de fevereiro - uma não tomará posse nesta quinta-feira (7/1). Os gestores da Escola Classe 02 de Vicente Pires, Luciano Marim Bogalho e Erica Nanini Lopes, que ganharam a eleição de diretor e vice respectivamente, não tiveram a eleição reconhecida por serem marido e mulher.

A alegação da Secretaria de Educação é que seria considerado nepotismo. Os educadores, então, entraram na justiça e conseguiram parecer favorável a eles. O processo de eleição é realizado em três etapas: prova de conhecimento de gestão escolar e análise de títulos (realizadas pelo CESPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB-Universidade de Brasília); elaboração e apresentação à comunidade, em audiência pública, do plano de trabalho; eleição pela comunidade escolar (podem votar pais, professores, servidores e estudantes acima de 16 anos).

Luciano Bogalho diz que procurou assistência jurídica, antes das eleições, para saber se havia algum impedimento legal pelo fato dele e sua mulher concorrerem juntos. "Todos os pareceres foram favoráveis a nós, já que não são cargos de livre nomeação", explica. Ele diz ainda que cabe ao secretário de Educação fazer a nomeação e, portanto, não se enquadra na situação de nepotismo.

Durante a posse, que vai acontecer às 10h no Buritinga, parte da comunidade da escola vai à sede do governo se manifestar para que o resultado da eleição seja respeitado. A expectativa é que a decisão de quem tomará posse na direção da escola de Vicente Pires saia logo, já que as aulas no colégio vão ser iniciadas no dia 10 de fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação