Cidades

Equipes da rede pública tomaram posse hoje pela manhã

postado em 07/01/2010 16:20
Tomaram posse, nesta quinta-feira (7/1) , as 492 equipes eleitas ou referendadas pela comunidade escolar para dirigirem as escolas públicas do Distrito Federal. A cerimônia ocorreu às 10h no Centro Administrativo de Taguatinga onde os grupos assinaram o Termo de Compromisso, com metas individuais, que devem ser alcançadas durante a gestão dos grupos.

O Governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, esteve presente à cerimônia. "Hoje é o terceiro ano consecutivo que damos posse (aos diretores e vice-diretores). As eleições e gestão compartilhada são um sucesso. A educação é a área que a gente mais avançou", afirmou Arruda, referindo-se a terceira eleição direta para diretores e vice-diretores das escolas da rede pública do DF, realizada pela Secretaria de Educação (SE).

O discurso foi reforçado pela secretária de educação em exercício, Eunice Santos. "As eleições realizadas dia dois do 12 são a demonstração de um processo que tem como principal foco o aluno".

Os diretores e vice-diretores eleitos têm o mandato de dois anos, podendo permanecer por mais dois. Pensando nisso, das 377 equipes eleitas em 2007 que manifestaram interesse em permanecer nos cargos tiveram que passar por referendo da comunidade escolar. Em outras 115 escolas aconteceram novas eleições. Dessas escolas, 52 equipes foram escolhidas pela comunidade escolar. Em outras 63, a SEDF precisou indicar os diretores e vice-diretores porque os candidatos inscritos não conseguiram passar nas etapas anteriores à votação.

A rede pública de ensino conta, atualmente, com 649 instituições. Só não houve eleição nas escolas que as equipes foram eleitas em 2008 e tomaram posse em 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação