Cidades

De novo, todos os flashes estão voltados para o babuíno-fêmea Capitu

Ela, que virou sucesso após protagonizar romance com traição à moda literária, volta ao centro das atenções: todo mundo quer ver de perto a curiosa personagem que está novamente grávida

postado em 08/01/2010 08:25

O tititi voltou a reinar no Zoológico de Brasília. A culpada? Capitu, claro, sempre ela. Depois que o Correio contou, com exclusividade, a suposta gravidez da macaca que revolucionou o reino animal, transgrediu normas, quebrou paradigmas e obrigou estudiosos a rever tudo que pensavam saber sobre primatas, a ilha onde a danada mora com suas duas filhas e um macaquinho garanhão voltou a ficar cheia de visitantes e repórteres. Haja flash e câmera!

Claudiomar acompanha a história: O pipoqueiro Claudiomar de Lima Mendes, 16, aumentou suas vendas. Logo ele, que cresceu de olho arregalado assistindo às estripulias de Capitu. ;Vinha com minha mãe, desde criancinha, que também vendia pipoca, e ficava vendo ela pular no lago, nadar e namorar com o amante. Quando ela fazia isso, minha mãe falava: ;Olha lá, ela tá nadando pra trair;. Era bom demais. Capitu sempre foi assim;, lembra. Na tarde chuvosa de ontem, diante da novidade da gravidez do babuíno sagrado no auge da maturidade, ele exultou: ;É uma nova fase na vida dela. Nova experiência;.

E o povo não parava de chegar durante todo o dia. Nem a chuva espantou a curiosidade e o desejo de conhecer ou rever a macaca que é quase gente. Câmeras fotográficas na mão para registar tudo. Perder um só detalhe de Capitu é crime, quase pecado. A dona de casa Marlene Tavares, 40, saiu de Planaltina com o marido e seis sobrinhos. Há muito, ela conhecia a história do irreverente babuíno fêmea que, para ficar com o amante Eliseu e escapar da frieza do sisudo Otelo, o marido, aprendeu a nadar e protagonizou cenas nunca vistas antes na história desse país em todo o reino animal. ;O que eu achava bonito é que ela nadava, mas sempre voltava para cuidar das filhas e do marido.; E sobre a gravidez? ;Ela tem direito;, responde Marlene.

Enquanto os visitantes disparavam seus flashes, Capitu aprontava. Catava piolho nas filhas e se coçava suavemente. Parecia nem ligar para a cambada de curiosos. Esnobava Luís Pires, o futuro pai do rebento. Por duas vezes, ele tentou chegar junto, abraçá-la por trás e ela fez cara de ;não tô nem aí;. Botou-o pra correr com autoridade de quem manda no pedaço. Luís veio do Zoológico de São Paulo para copular com as filhinhas dela, mas acabou sendo fisgado pela matriarca, que lhe ensinou o caminho da perdição e do paraíso, ao mesmo tempo.

Um dia na vida do primata sensação: Capitu (D) se faz de duronaDepois que conheceu Capitu, o pobre Luisinho nunca mais foi o mesmo. Ela o enlouqueceu de prazer. Ele, na flor da adolescência, agora só pensa naquilo. Quando não conseguia com ela, corria para xavecar as duas filhinhas da dona da ilha. Pimba todos os dias! Grávida de dois meses (os veterinários do zoo não têm dúvida da gestação da macaca), ela agora não quer mais saber daquilo. Pelo menos agora. Capitu, minha gente, nunca foi de negar fogo.

E, com seu comportamento arrebatador, colecionou uma legião de fãs. Gente que ontem enfrentou chuva só para revê-la. É o caso da estudante Gisele Abadia, 23, que deixou o Novo Gama (GO) para chegar ao zoo com o marido, o policial militar Fábio Costa Leite, 28, o filho do casal, Arthur, 2, e a mãe dela, Gilvanete Duarte, 36. ;Me lembro do marido dela (o finado Otelo) ficar gritando na beira da ilha quando ela nadava pra ver o amante (o também finado Eliseu). Era muito divertido.; Fábio emenda: ;Essa Capitu sempre foi um perigo;. Gisele intervém: ;Ela sempre foi corajosa;. E admite: ;Quando a gente vem aqui, visitar a ilha dela é sagrado;.

Felicidade
Quem também andou muito para rever Capitu foi a doméstica Maria da Guia Soares, 35. Ela nem quis saber a distância de Planaltina até o zoo. ;Ela tá firme e forte. Torço para a gravidez ser perfeita e tudo terminar bem;, ela diz. Depois, olha para a ilha e comenta, como se falasse de gente: ;Ela, como qualquer pessoa, qualquer mulher, fez tudo para ser feliz. O marido dela só maltratava, batia nela. Era um grosso. Eu via, em 1998, quando tudo começou. O amante, não, era só flores. Ela tinha mais era que correr pros braços de quem lhe dava amor;.

E Capitu? Roda a ilha a passos lentos. Está mais gorda, as mamas, mais volumosas, e a barriga, visivelmente saliente. O atrevido Luís Pires, louco de desejo, insiste mais uma vez naquilo. Ela lhe dá uma patada e ele corre léguas. ;Acompanhei a história desde o começo. E vi uma coisa nisso tudo: ela traiu por amor. O que vale é ser feliz. Ela procurou a felicidade de qualquer maneira, o verdadeiro amor;, analisa o militar Jorge Bezerra, 51, que veio de Taguatinga com a mulher e as duas netas para visitar a buchuda mais famosa da cidade.

[SAIBAMAIS]As filhinhas de Capitu, Fernanda e Hamuta, rodopiam pela ilha. Luís Pires, de olho na macaca que lhe mostrou os segredos da carne, brinca em cima da casinha. O aposentado Hélio Santana, 56, que mora em Uberlândia (MG), passeia pela cidade com a família. De lá, ele já conhecia a fama da macaca transgressora. Na tarde de ontem, levou a mulher e duas afilhadas para ver de perto a história de Capitu. ;Uai, como não ver uma coisa dessa? Essa macaca é demais!”, exclamou. E prometeu a si mesmo: ;Daqui a dois meses, tô aqui de novo. Quero ver a barriga dela crescendo;.

A chuva desaba no meio da tarde. Capitu corre para sua casinha. Antes, coloca a família pra dentro. Aconchega as filhas e Luís Pires. Ela sempre foi assim: rebelde e protetora, família e mundana, santa e pecadora. Raul Gonzales, 54, diretor do zoo, pergunta: ;Por que você diz que Capitu será sempre uma de suas melhores histórias?; Devolvo-lhe: ;Porque, como ela, não haverá outra jamais. Capitu é gente;. Ele concordou. Escrever sobre essa macaca é como um bálsamo.

Comentários do internauta

# Como dizem os mais sábios:
A vida começa aos 40.
Magda

# E S P E T A C U L A R essa matéria, me acabei de rir;
A Capitu é mesmo uma figura.. Leio todas as matérias publicadas sobre ela.
A D O R O!! Parabéns pela reportagem!
Elizangela

# Eita Capitu pra frente,acho que nem nós, seres humanos, chegamos a esse fogo todinho! Rsrsrs Que prafrenteza toda é essa, minha gente,macaquinha quente,quente! Kkkk Gostei..
Driely Lima

# Amei a reportagem, que danadinha essa Capitu, isso me lembra algo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Lucília Vieira de Sousa

Confira videorreportagem sobre Capitu

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação