Cidades

Alimentos em más condições vendidos por ambulante são apreendidos na Asa Norte

postado em 08/01/2010 10:52

Um vendedor ambulante foi proibido de vender alimentos em más condições entre as quadras 205 e 206 da Asa Norte na manhã desta sexta-feira (8/1). Após denúncias de diversos moradores, a Delegacia do Consumidor (Decon), unidade da Polícia Civil do Distrito Federal, em parceria com a Divisão de Vigilância Sanitária do Distrito Federal estiveram no local e flagraram o comerciante em situação irregular.

Raimundo Alves de Oliveira, de 58 anos, utilizava um veículo antigo, um Volkswagen TL (Variant), para vender alimentos como frango, pão, mortadela, entre outros. O local onde o carro estava estacionado era próximo a lixeiras e sem nenhuma segurança sanitária.

De acordo com o delegado-chefe da Decon, Virgílio Ozelami, há indícios de que Raimundo trabalhava com esse tipo de vendas há pelo menos dois anos, em diversos locais nas Asas Norte e Sul. ;Vamos desenvolver uma série de ações para coibir esse tipo de comércio;, disse o delegado.

Ele explica que é preciso educar os consumidores desse tipo de mercadoria para os perigos oferecidos. ;Nesse caso, ele vendia a céu aberto, próximo ao lixo, havia mosquitos. É um risco para a saúde;.

A polícia receberá uma cópia do pedido de vistoria da Vigilância Sanitária e Raimundo deverá comparecer à delegacia pra prestar depoimento. Ao final das investigações, ele poderá ser autuado por crime contra a saúde pública, com pena de seis meses a dois anos de reclusão. Todos os produtos foram recolhidos e inutilizados.

Autorização

Para vender alimentos, mesmo que sejam caseiros e vendidos em veículos, situação comum em vários locais da cidade, é preciso autorização da Vigilância Sanitária. De acordo com Virgílio Ozelami, Raimundo Alves de Oliveira nunca procurou se adequar às normas. ;Não é proibido vender, mas é preciso passar por inspeção e obter autorização;, diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação