Jornal Correio Braziliense

Cidades

Buraco de seis metros pode causar desmoronamento em área comercial de Ceilândia

Além dos estabelecimentos comerciais, há pelo menos uma escola nas proximidades da cratera. Quem trabalha e mora na QNP 12/16 está preocupado com os riscos oferecidos

Uma cratera de seis metros de profundidade e cerca de um metro de diâmetro ameaça a segurança na QNP 12/16, no P Sul, área comercial em Ceilândia. O buraco está aberto desde a tarde desta quinta-feira (7/1) e foi provocado pelo rompimento de uma caixa de captação de águas pluviais. Há risco de desmoronamento, segundo informações da Defesa Civil.

O local está interditado pela Defesa Civil e preservado pela Polícia Militar desde as 19h de ontem. A responsabilidade pelos reparos é da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Administração Regional de Ceilândia. A previsão de reparação total é somente no domingo (10/1).

A pista da avenida comercial está totalmente interditada. Técnicos da Novacap analisam os danos causados e já há equipamentos a caminho para iniciar o conserto. Uma retroescavadeira quebrará o asfalto para possibilitar a restauração da caixa rompida. Só depois disso será possível cobrir o buraco.

A Administração de Ceilândia garantiu que fornecerá todo o material necessário para os reparos e não considera que há motivos para se alarmar. ;Não foi grave porque não houve acidentes. Vamos fazer o máximo para recuperar isso no menor tempo possível;, disse o administrador da cidade, Leonardo Morais.

Perigo para a população

Além dos estabelecimentos comerciais, há pelo menos uma escola nas proximidades da cratera. Quem trabalha e mora por ali está preocupado com os riscos oferecidos. O autônomo Vital Fernandes do Nascimento, de 48 anos, é morador das redondezas. Ele conta que ontem passava pela avenida quando viu muitas pessoas reunidas em volta do buraco.

Vital se espantou com o tamanho da cratera. ;Isso é perigoso e precisa ser arrumado o quanto antes. Ali pode cair um adulto, uma criança ou uma pessoa de idade, e até um carro;, diz.

O buraco foi aberto por volta das 14h, mas o local só foi interditado no início da noite, por volta das 19h. De acordo com a Defesa Civil, os moradores e comerciantes demoraram a fazer contato com o órgão.