Cidades

Buraco de seis metros pode causar desmoronamento em área comercial de Ceilândia

Além dos estabelecimentos comerciais, há pelo menos uma escola nas proximidades da cratera. Quem trabalha e mora na QNP 12/16 está preocupado com os riscos oferecidos

Luiz Calcagno
postado em 08/01/2010 12:08

Uma cratera de seis metros de profundidade e cerca de um metro de diâmetro ameaça a segurança na QNP 12/16, no P Sul, área comercial em Ceilândia. O buraco está aberto desde a tarde desta quinta-feira (7/1) e foi provocado pelo rompimento de uma caixa de captação de águas pluviais. Há risco de desmoronamento, segundo informações da Defesa Civil.

O local está interditado pela Defesa Civil e preservado pela Polícia Militar desde as 19h de ontem. A responsabilidade pelos reparos é da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Administração Regional de Ceilândia. A previsão de reparação total é somente no domingo (10/1).

A pista da avenida comercial está totalmente interditada. Técnicos da Novacap analisam os danos causados e já há equipamentos a caminho para iniciar o conserto. Uma retroescavadeira quebrará o asfalto para possibilitar a restauração da caixa rompida. Só depois disso será possível cobrir o buraco.

A Administração de Ceilândia garantiu que fornecerá todo o material necessário para os reparos e não considera que há motivos para se alarmar. ;Não foi grave porque não houve acidentes. Vamos fazer o máximo para recuperar isso no menor tempo possível;, disse o administrador da cidade, Leonardo Morais.

Perigo para a população

Além dos estabelecimentos comerciais, há pelo menos uma escola nas proximidades da cratera. Quem trabalha e mora por ali está preocupado com os riscos oferecidos. O autônomo Vital Fernandes do Nascimento, de 48 anos, é morador das redondezas. Ele conta que ontem passava pela avenida quando viu muitas pessoas reunidas em volta do buraco.

Vital se espantou com o tamanho da cratera. ;Isso é perigoso e precisa ser arrumado o quanto antes. Ali pode cair um adulto, uma criança ou uma pessoa de idade, e até um carro;, diz.

O buraco foi aberto por volta das 14h, mas o local só foi interditado no início da noite, por volta das 19h. De acordo com a Defesa Civil, os moradores e comerciantes demoraram a fazer contato com o órgão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação