Cidades

Reunião para escolha de membros da CPI da corrupção será na segunda

postado em 08/01/2010 12:22

A reunião em que serão eleitos os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corrupção será na próxima segunda-feira (11/1), dia em que os deputados distritais retornam do recesso. A comissão irá investigar as denúncias de desvio de dinheiro, que vieram a tona com a Operação Caixa de Pandora. A reunião de instalação da CPI será marcada pelo deputado que for eleito presidente da comissão.

Os 24 parlamentares assinaram o pedido de CPI. A intenção é analisar os desvios de conduta de agentes públicos e políticos em órgão administrativos do Governo do Distrito Federal, entre janeiro de 1991 e novembro de 2009. A instalação da CPI é o primeiro passo das investigações, que deverão ser concluídas em 180 dias.

[SAIBAMAIS]Manifestações

Depois que as investigações da Polícia Federal vieram a tona, em 27 de novembro, uma série de protestos tomou conta da cidade. Em todas as partes, grupos pediram o afastamento do governador José Roberto Arruda e a investigação de todos os envolvidos no caso de desvio de dinheiro, que ficou conhecido como mensalão do Democratas.

Com as festas de fim de ano e o recesso da Câmara, houve uma pausa nos protestos. Mas esta semana a população retornou às ruas. Nesta sexta-feira (8/1) manifestantes distribuirão panfletos na Rodoviária do Plano Piloto a partir de 11h. No sábado (9/1), a panfletagem está marcada para ocorrer na Feira da Ceilândia, às 11h.Às 14h, o grupo planeja se reunir na Praça do Relógio, em Taguatinga.

Para domingo (10/1), o grupo contra Arruda fará uma vigília em frente à Câmara Legislativa do DF. Mais cedo, porém, os manifestantes pretendem ir até a casa do deputado Leonardo Prudente. A concentração será na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic, às 13h. Na segunda (11/1) de manhã, 10h, haverá um ato em frente a Câmara Legislativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação