Jornal Correio Braziliense

Cidades

Aumenta movimento em shoppings do DF, mas lojista diz que muitos só vão passear

O movimento nos shopping centers de todo o país intensificou-se do final de dezembro aos primeiros dias deste mês, em comparação com o movimentado registrado há um ano. No entanto, ressalta o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), Luiz Augusto Idelfonso da Silva, muita gente vai ao shopping para passear porque se sente mais segura e pode andar com tranquilidade.

Nesta época, o comércio faz muitas promoções, com o fim da corrida às compras de fim de ano.

Hoje (8), no Distrito Federal (DF), o público nas lojas de departamentos, que vendem eletrodomésticos e produtos eletrônicos, não era maior do que nos outros dias, apesar das grandes lojas terem anunciado que seria um dia de grandes promoções. Os descontos eram, em sua maioria, praticamente os mesmos oferecidos desde o dia 26 de dezembro, depois do Natal.

As lojas que vendem roupas anunciam descontos de até 70% sobre os preços de dezembro e as de calçados, de até 50%. Os descontos para a linha branca (geladeiras, fogões e máquinas de lavar), além de televisores, estão se situando em patamares mais baixos, embora alguns anunciem descontos de 10% a 70% para outros produtos.

O comércio especializado na venda de brinquedos, porém, não fala em redução de preços em Brasília.

Uma das maiores lojas de departamento da cidade, que tem filiais em todo o país, estima que vai vender este mês entre 15% e 20% mais do que em janeiro de 2009. Uma dessas lojas estava vendendo telefones celulares com até 56% de desconto em relação a dezembro.

No Conjunto Nacional de Brasília, um dos maiores shopping centers do DF, uma lavadora de roupas, que custava R$ 1.399 em dezembro, estava saindo por R$ 1.099 e outra baixou de R$ 1.099 para R$ 899.

Na área de computadores, os vendedores afirmam que, em qualquer época, é dado o mesmo tipo de desconto, porque os estoques são sempre vendidos. Em geral, são feitas promoções "arrasadoras" só com produtos mais antigos, quando saem os lançamentos com inovações, como na área de câmeras e máquinas fotográficas digitais.