Cidades

Pesquisa revela que 10% das pessoas que procuram a emergência do HBDF desistem de esperar

postado em 08/01/2010 19:15

Mais de 10% das pessoas que procuram o Pronto-Socorro do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), referência em casos graves em politraumatizados, desistem de esperar por atendimento. Os núemros foram revelados pela pesquisa do Núcleo de Recepção e Emergência do hospital. Em dezembro de 2009, das 15.307 Guias de Atendimentos de Emergência(GAEs) preenchidas pelo Núcleo de Recepção de Emergência (Nurem), 1.600 foram de desistência.

Pelo relatório de traumas, o maior número de ocorrências - 472 - ficou com a queda da própria altura (tombo). Em seguida, foram 399 quedas de altura; 322 acidentes de trabalho; 273 colisões de veículos e 153 agressões físicas. Também estão incluídos nas estatísticas, casos de atropelamento, capotagem, abalroamento, quedas de moto, bicicleta, coletivo; suicídios, choques elétricos; acidentes com animais,armas de fogo, armas brancas; e afogamentos. Um total de 2.121 traumas no mês passado.

Além das estatíticas de traumas, outros atendimentos foram registrados nas especialidades como otorrinolaringologia (2.137), ortopedia/traumatologia (4.421 guias), oftalmologia (2.927). Contudo, a pesquisa revelou que em novembro, 50% dos atendimentos da ortopedia/traumatologia, otorrino e oftalmo não precisariam ser realizados pelo HBDF. Como por exemplo, consulta para obter encaminhamento para confecção de cartão, prontuário e tratamento; retorno para avaliação; troca de gesso,talas e curativos e pacientes atendidos em outras regionais que não ficaram satisfeitos e vêm para a emergência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação