Cidades

Policiais militares iniciam ação para diminuir ocorrências de furtos e roubos a residências

As modalidades de crimes cresceram 40% em 2009. Trabalho, que envolve 250 PMs, começou pela Asa Sul

postado em 09/01/2010 08:12
A Polícia Militar começou ontem à noite uma megaoperação para combater roubos e furtos a residências no Distrito Federal. Ao todo, 68 viaturas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), das Rondas Ostensivas Táticas (Rotam) e do policiamento ostensivo percorreram Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Lago Sul, Lago Norte e Guará, onde a incidência dessas modalidades de crimes é maior. No Plano Piloto, a ação começou no local conhecido como Cracolândia, no Setor Comercial Sul, e seguiu para as quadras 700 da Asa Sul. Trabalham na ação cerca de 250 PMs.

Logo na primeira abordagem a um grupo de 11 pessoas, os policiais encontraram uma pedra de crack e um cachimbo que é usado no consumo do entorpecente, além de documentos roubados que estavam na roupa de uma mulher. Ela foi levada para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações (DRPI) para esclarecimentos e foi liberada.

No Setor Comercial Sul, dezenas de pessoas foram abordadas pelos policiais e uma mulher foi detidaMas o principal objetivo da operação é reduzir os índices de roubos e furtos a residências. No ano passado, o total de ocorrências dessa natureza aumentou 40%. Na tarde de ontem, dois homens foram presos acusados de participarem de um roubo a uma casa no Conjunto 9 da QI 25 do Lago Sul, ocorrido na última quinta-feira. Os bandidos fizeram uma família refém por cerca de 30 minutos e levaram joias, relógios, celulares e R$ 160 em dinheiro. Um piscineiro que trabalhava em frente à residência percebeu a movimentação e chamou a polícia, que conseguiu prender os três acusados pelo crime. Eles foram identificados como Paulo Guilherme Almeida, 21 anos, Wiliam Duarte Alencar, 20, e Luciano Queiróz Passos, 32. O trio confessou a participação no assalto e foi reconhecido pelas vítimas.

Ceilândia
Na tarde de ontem, uma nova ocorrência desse tipo foi registrada. Três assaltantes também foram presos em Ceilândia acusados de participar de uma quadrilha especializada em roubos e furtos a residências. John Kenedy Ferreira Souza, 20 anos, Ronivaldo Couto, 37, e Francisco Alves dos Santos, 40, teriam roubado uma chácara no Incra 7, em Brazlândia, e levado objetos como televisores, DVDs, relógios e aparelhos de som. O proprietário não estava em casa quando o roubo ocorreu, mas de longe viu a ação dos bandidos e acionou a PM. Os acusados foram presos na Avenida Hélio Prates.

Segundo o chefe da Comunicação Social da PM, coronel Alberto Pinto, a operação foi intensificada em razão do período de férias, quando muitas pessoas viajam e deixam suas casas. Segundo ele, é preciso que os moradores sempre tomem medidas de segurança simples, como deixar os portões trancados, mesmo quando estão em casa, não deixar objetos à mostra no quintal, como bicicletas, e combinar com os vizinhos códigos de emergência, em caso de perigo.

Além de fazer rondas nas áreas onde ocorrem mais roubos e furtos a residências, os policiais que trabalham na operação montaram blitzes para fechar possíveis rotas de fuga dos suspeitos. A megaoperação da PM não tem data para terminar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação