Cidades

Faturamento em bares e restaurantes do DF cai 10% a mais do que no ano passado

postado em 11/01/2010 13:00

Nos últimos 21 dias, o faturamento de bares e restaurantes do Distrito Federal tiveram uma queda de em média 30%, segundo divulgou o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). Ainda de acordo com o sindicato das categorias, a queda este ano foi de 10% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o decréscimo foi de 20%. A normalidade das atividades deve ocorrer apenas no início de março.

O presidente do Sindhobar, Clayton Machado, explica que a queda começou a ser registrada em 22 de dezembro. Para ele, Brasília tem três fenômenos que contribuem para a diminuição das vendas neste período. ;O primeiro é a vontade natural das pessoas de estarem em seus Estados de origem, além da estabilidade econômica que motiva as pessoas a fazerem passeios mais prolongados e a falta de turistas na capital;, conclui.


Na avaliação de Machado, a quantidade de obras na cidade também influenciou a estatística, especificamente deste ano. ;Dois importantes pontos turísticos como a Catedral de Brasília e o Palácio do Planalto estão em reforma, e com isso muitos turistas deixam de visitar a cidade. Eles costumam pesquisar na Internet e quando se deparam com a informação desistem;, defende.

Entre todas as categorias, a que mais sente é a dos proprietários de restaurantes. ;No período noturno mesmo nas férias temos os happy hours. Aqueles que permanecem em Brasília costumam sair à noite. Agora, com o recesso parlamentar e o Legislativo muitos restaurantes param;, afirma.

Mesmo com a retomada das férias, o comércio só volta a funcionar a todo vapor no início de março. Isso porque em fevereiro o bolso do consumidor costuma pesar com alguns itens como: material escolar, IPVA e os custos adicionais das férias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação