Cidades

Muitas dúvidas a 100 dias da festa de 50 anos de Brasília

Renato Alves
postado em 12/01/2010 07:02

Faltando 100 dias para o aniversário de Brasília, existem mais dúvidas do que certezas em relação à festa do cinquentenário da capital. Após três meses de reuniões semanais, a comissão criada pelo governo local para organizar as comemorações anunciadas para ocorrer em todo o Distrito Federal até o fim de 2010, ainda não fechou as grandes atrações de 21 de abril, data de inauguração da capital. De certo, até agora, somente a apresentação das cantoras baianas Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Cláudia Leitte.

Com isso, fica cada vez mais difícil contratar artistas internacionais de grande sucesso, como querem os organizadores do cinquentenário. As estrelas estrangeiras estão todas com as agendas lotadas para o primeiro semestre de 2010. Nomes como os da banda irlandesa U2 ; o primeiro a ser cogitado ; e da cantora norte-americana Madonna ; o mais recente sonho ; estão descartados. Outra pretendida, a texana Beyoncé, até que virá ao Brasil este ano, mas para shows em outras cidades.

Integrante da comissão do cinquentenário, o secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho, reconhece que resta pouco tempo para organizar e divulgar uma festa à altura que a data sugere. ;Vamos convocar uma reunião para quarta-feira. Temos que sair dela com quase tudo definido;, afirma.

Organização
Gorgulho alega que, após o Natal, entrou em recesso, assim como o presidente da Brasiliatur, João Oliveira, que só volta ao trabalho hoje. A agência de turismo do Governo do Distrito Federal é outro órgão importante na organização dos 50 anos. Mas a assessoria da empresa afirmou ontem que quem cuida do aniversário da capital é a vice-governadoria do DF. Presidente da comissão do cinquentenário, o vice-governador Paulo Octávio também estava em recesso até ontem.

Paulo Octávio não foi encontrado para entrevista. A assessoria dele informou apenas que, em relação à programação da festa oficial dos 50 anos, ;tudo continua como antes do recesso;. Mas o vice-governador ainda alimenta o sonho de ver no mesmo palco, nos 50 anos de Brasília, o cantor brasileiro Roberto Carlos e o ex-beatle Paul McCartney. No entanto, não há qualquer notícia do show por parte das assessorias e sites dos dois artistas.

; Como anda

Muitos nomes de peso dos cenários nacional e internacional já foram anunciados como atração da festa dos 50 anos de Brasília, mas, até agora, apenas os nomes de três cantoras baianas está confirmado. Veja como está a situação de cada artista:

Artista pretendido (chance de vir)

U2 (Nenhuma)

O grupo de rock irlandês foi o primeiro nome especulado pelo vice-governador Paulo Octávio, na empolgação do sucesso dos festejos dos 47 anos. Mas tudo não passou de sonho.

Beyoncé (Pequena).
Em novembro, anunciaram a possibilidade dela cantar em Brasília no cinquentenário. A texana virá ao Brasil, mas em fevereiro, para shows em Florianópolis (4), São Paulo (6), Rio de Janeiro (7) e Salvador (10).

Madonna (Nenhuma).
Também em novembro, Paulo Octávio citou o nome da megaestrela do universo pop. Ela até veio ao Brasil depois, mas sequer soube da intenção de um show na capital.

Paul McCartney (Pequena).
Paulo Octávio não esconde ser o nome preferido dele. O ex-beatle deve tocar no Brasil este ano. Mas, a 100 dias do 50 anos, ninguém mais fala em ele passar pelo DF.

Roberto Carlos (Pequena).
O sonho de Paulo Octávio é ver o rei da música brasileira cantar ao lado de Paul. Mas o rei não demonstrou vontade de participar da festa em Brasília.

Cláudia Leitte (Grande).
Os organizadores dão como certa a apresentação da cantora de axé-music. Ela faria uma apresentação junto com outras duas baianas.

Ivete Sangalo (Grande).
Ela é outra cantora baiana que os organizadores da festa dos 50 anos classificam como "divas da música baiana". Também estaria acertada a sua participação.

Daniela Mercury (Grande)
A terceira integrante do tal projeto "divas da música baiana" também confirmou o show no cinquentenário, segundo os organizadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação