Cidades

Casos de dengue no DF em 2009 diminuem 25% em relação ao ano anterior

postado em 12/01/2010 17:50

Um balanço divulgado nesta terça-feira (12/1) pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, revelou que entre os meses de janeiro e dezembro de 2009, foram registrados 1.678 casos suspeitos de dengue. Desse total, 431 (25,7%) foram infecções confirmadas no DF.

Comparando esses dados com os de 2008, há uma redução de 51,8% dos casos notificados e de 25% dos casos confirmados. Contudo, os casos naturais do DF tiveram aumento de 2,5%. As regiões que registraram maior número de casos foram Planaltina (123), Estrutural (22), Sobradinho (21), Guará (20), Itapoã (19), Brazlândia (16), São Sebastião (14) e Taguatinga (11).

Das transmissões notificadas no DF, 66,8% ocorreram no próprio DF; 12,5% na Bahia; 6,7% em Goiás, 2,8% no Maranhão e 2,3% no Piauí. Segundo a análise da secretaria, os locais que apresentam maiores riscos de transmissão de dengue foram Estrutural (127,6), Planaltina (75,2), Sobradinho (35,4), Brazlândia (36,1) e Itapoã (33). De acordo com os critérios do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), a Estrutural encontra-se com médio risco e as demais localidades com baixo risco.

A secretaria também informou que até a presente data, foi registrado um caso de febre hemorrágica da dengue (FHD), em São Sebastião, que culminou na morte de uma pessoa e três casos de dengue com complicação, contraídos em Belém (PA) e em Santa Maria da Vitória (BA), todos com evolução para cura.

Combate à dengue

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Allan Kardec, anunciou nesta terça-feira (12/1) a intensificação do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, em todo o Distrito Federal. A primeira ação foi desencadeada na Vila Planalto, onde foram confirmados nove casos da doença. No local, os agentes inspecionam os domicílios aplicando inseticida e dando orientação aos moradores, para que evitem deixar recipientes com água acumulada - ideal para a reprodução do mosquito da dengue.

Segundo o subsecretario, áreas como como o Varjão, Lago Norte, Lago Sul, Guará, Estrutural, São Sebastião e Sobradinho vão receber atenção especial, por apresentarem índices elevados de reprodução do mosquito.

Na quinta-feira (14), segundo o secretário de saúde Joaquim Barros, haverá uma reunião com os administradores regionais para se estabelecer uma ação conjunta com a Secretaria, na prevenção da dengue. Ele disse que as ações devem envolver, ainda, outros órgãos do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação