Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pais podem exigir justificativa para aumentos acima do índice de inflação

Os pais de alunos em escolas particulares podem exigir uma justificativa das instituições de ensino para o aumento das mensalidades escolares, isso quando o reajuste estiver acima do índice de inflação. Ao se sentirem lesados, os pais podem procurar as escolas e faculdades em que o filho está matriculado e solicitar a planilha de gastos, que devem detalhar os custos da instituição. A garantia está prevista na Lei Federal 8.970.


De acordo com o presidente do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (IDC/Procon-DF), Ricardo Pires, em caso de insatisfação os pais podem ter acesso a apresentação dessas justificativas. Caso não concordem e não desejem transferir os filhos de instituição, devem deixar por escrito sua discordância.[SAIBAMAIS]


No caso de manter os filhos na escola, mesmo discordando do aumento, é possível procurar o juizado especial contestando o reajuste, nos termos da legislação. Enquanto a causa não é resolvida, os pais devem fazer um depósito em juízo em algum banco oficial, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, com o valor da mensalidade do ano anterior acrescido do IPCA. Caso a decisão seja favorável aos pais, a escola deve aceitar o valor depositado. Caso contrário, os pais são obrigados a pagar o valor restante à instituição.


Reclamações
Em caso de reclamações por parte dos pais ou responsáveis no valor cobrado das mensalidades, a escola é notificada pelo Procon-DF. Segundo Ricardo Pires, normalmente não há conciliação nestes casos e a saída é mesmo procurar o juizado especial. O Procon pode atuar também nos casos em que o ensino oferecido esteja em desacordo com o que foi contratado. ;Quando a escola cobra o valor dedicado a melhorias e o curso não tem a qualidade prevista, é uma clara condição de intervenção do Procon;, explica Pires.