Cidades

Alunos da UnB ganham micro-ônibus para circular na universidade

Universidade de Brasília compra quatro veículos, que serão utilizados para transporte gratuito nos câmpus de Ceilândia, Gama e Planaltina

postado em 19/01/2010 08:21
A Universidade de Brasília (UnB) comprou quatro micro-ônibus para facilitar o transporte de alunos dos câmpus de Ceilândia, Gama e Planaltina. Dois deles já chegaram e aguardam o início do semestre letivo, em 8 de março, para começar a circular. O serviço é gratuito para a comunidade acadêmica.

Um dos ônibus estacionados na garagem do câmpus da UnB na Asa Norte seguirá para o Gama até o início de março. Ele será usado no transporte de alunos entre o antigo fórum da cidade e o estádio Bezerrão. As aulas são ministradas nos dois lugares enquanto o câmpus principal não fica pronto ; a previsão é de que ele comece a funcionar no segundo semestre deste ano. ;Nosso câmpus está espalhado, o ônibus vai melhorar a comunicação. É uma caminhada de 15 minutos de um prédio até o outro e, em dias de muito sol ou chuva, fica difícil;, explicou o coordenador acadêmico da UnB no Gama, Adson Ferreira. O ônibus deve fazer o trajeto entre uma aula e outra e na hora do almoço.

Com a mudança para o câmpus definitivo, o veículo servirá para as atividades de extensão. A unidade do Gama conta com cerca de 900 alunos e oferece quatro habilitações de engenharia. Os estudantes têm um projeto de levar a engenharia a escolas públicas do DF, orientando projetos e divulgando a profissão. O coletivo será útil para transportar os estudantes até os colégios. A partir de 8 de março, a ligação entre os prédios estará disponível gratuitamente para os universitários do Gama. ;Essa é uma demanda dos alunos, foi uma negociação deles com a reitoria pela dificuldade de transporte;, lembrou Ferreira.

A Faculdade de Planaltina terá um micro-ônibus para facilitar as atividades de campo em áreas rurais. Alunos de ciências naturais, gestão de agronegócio, gestão ambiental e educação do campo precisam cruzar estradas de terra para visitar locais de estudo. O veículo também será importante para transportar estudantes e professores de projetos de extensão. Dois micro-ônibus ficarão na Faculdade de Ceilândia para levar os universitários às áreas de atividades práticas. A ideia é que eles também possam fazer o deslocamento até estações de metrô.

No último semestre, a UnB ofereceu ônibus de entre as unidades do Plano Piloto, Gama, Ceilândia e Planaltina, com saídas de manhã e à tarde. Uma licitação foi pedida para manter as linhas este ano. O estudante de ciência da computação Guilherme Ávila, 23 anos, acredita que uma das principais demandas dos alunos do câmpus Plano Piloto é por um transporte até o Eixo L ou L2 Norte. ;Quando eu usava ônibus, tinha que andar por 17 minutos até a parada. Não gostava de ir à noite;, comentou. Para ele, deveria haver linhas que chegassem ao Centro Olímpico e outras que ligassem o Instituto Central de Ciências (ICC) aos pavilhões.

O trecho entre o câmpus e as paradas de ônibus da L2 Norte tem terrenos vazios e pouco iluminados. Nos quatro anos da graduação, o biólogo Everton Andrade, 24 anos, percorreu esse caminho diversas vezes. ;Seria interessante ter ônibus para a L2 Norte. À noite, a gente tem que atravessar um campo deserto para chegar lá;, disse. Everton se formou, começou a trabalhar na universidade, mas o problema não mudou. Até às 18h, ainda passa ônibus pelo câmpus. Depois, é preciso ir à L2 para pegar a condução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação