Cidades

Vila Planalto registra metade dos casos de dengue em janeiro no DF

postado em 20/01/2010 16:35
Dos casos de dengue registrados em todo o Distrito Federal em janeiro, mais de 50% tem origem na Vila Planalto. É o que informa o subsecretário de Vigilância à Saúde, Allan Kardec, que acredita em um surto da doença na cidade. "Algumas pessoas acham cedo para falar em surto, mas eu acredito que se trate de um na Vila Planalto", afirma.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (20/1) estão notificados 113 casos de dengue no DF. Desses, 50 são na Asa Norte, onde fica a Vila Planalto. "Todos os cinquenta casos notificados na Asa Norte estão na Vila Planalto", revela o subsecretario.

Os locais que concentram a maior parte dos casos na Vila são os bairros Pacheco Fernandes - com 25 notificações - e o bairro Rabelo - com 12. Para o subsecretario a maior preocupação da secretaria em relação à dengue é, justamente, a Vila Planalto. ;Nós estamos realizando ações efetivas de prevenção e tratamento dos focos da dengue. A participação da comunidade é uma grande aliada, por isso buscamos sempre trabalhar em conjunto;, explica Allan Kardec.

Kardec ressalta, ainda, que a cidade do Itapoã é a segunda com maior número de notificações: são dez em dezembro de 2009 - sendo seis casos confirmados - e mais dez em janeiro - sendo que nenhum caso ainda foi confirmado. "Pelo aprendizado que tivemos com a Vila Planalto, vamos começar logo as ações preventivas na região", diz.

Ações
O balanço dos dados de 2009, divulgado pela Secretaria de Saúde, apontou um registro de 1.678 casos suspeitos de dengue no DF. Desse total, 431 (25,7%) foram infecções confirmadas. Para que o número não seja tão significativo esse ano, na semana passada, agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado e Saúde (Dival) visitaram 1.600 casas na Vila Planalto.

A campanha de conscientização teve início no sábado, 9 de janeiro, com a apresentação das medidas preventivas e explicação dos procedimentos que seriam realizados. Além das visitas às residências, com orientação aos moradores, também foi aplicado inseticida por meio do "fumacê".

Sintomas
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, é preciso ficar sempre alerta a sintomas da dengue como febre alta, dores de cabeça, atrás dos olhos, nos ossos, nas articulações, e abdominais, assim como a manchas vermelhas no corpo, vômitos e qualquer tipo de sangramento. Ao notar alguns desses sinais, a pessoa deve procurar o serviço médico para tratamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação