Cidades

Ensino regular ainda tem 10 mil vagas disponíveis

postado em 21/01/2010 13:55

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) divulgou na manhã desta quinta-feira (21/1) o balanço do resultado da efetivação de matrícula na rede pública de ensino. Ainda há mais de dez mil vagas disponíveis para o ensino regular, que compreende o Ensino Fundamental e Médio.

De acordo com dados da secretaria, dos 48.237 contemplados com vagas para o ensino regular, apenas 37.469 efetivaram a matrícula. As vagas remanescentes servem apenas para aquelas pessoas que não conseguiram vaga em nenhuma escola da rede pública, inclusive os que fizeram a inscrição e não efetivaram a matrícula. Os que já efetivaram e desejam transferência para outro local devem esperar a abertura do prazo, depois do início das aulas, em fevereiro.

Para concorrer às vagas é necessário o mesmo procedimento da abertura das inscrições. A partir do próximo sábado (23/1), os interessados devem procurar o telematrícula, pelo número 156, ou o site www.matricula.df.gov.br para se inscrever. O período de novas inscrições vai até o dia 31 de janeiro. A relação com os contemplados com vagas remanescentes será divulgada nos dias 3 e 4 de fevereiro e a efetivação das matrículas nas escolas será nos dias 4 e 5 do mesmo mês.

De acordo com a secretária de Educação em exercício, Eunice Santos, todos os estudantes que procuram vagas no Ensino Fundamental têm o direito assegurado por Lei e não ficarão sem vagas. Ela acredita, no entanto, que a procura por vagas não será maior que o número oferecido. ;Excluímos apenas 147 inscrições que eram de interessados do Entorno. Todos os outros foram atendidos;.

A secretária acredita que os contemplados com as vagas que não efetivaram a matrícula não estavam na cidade à época ou haviam feito mais de uma inscrição. Eunice Santos considera o número de inscritos satisfatório. Nos últimos três anos, este é o maior número. O local onde há mais vagas remanescentes é o Plano Piloto e as duas cidades onde a procura é maior são Ceilândia e Samambaia.

Transferência

Os alunos que desejam transferência para outra escola devem esperar até 10 de fevereiro, dia em que começam as aulas. Nesta data as escolas que têm vagas disponíveis divulgarão e vão orientar os pais para o processo de transferência.

Educação de Jovens e Adultos

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobram vagas. ;A demanda para essa modalidade de ensino é sempre menor que a oferta;, esclarece Eunice Santos. Para o ano de 2009, 18.614 foram contemplados com vagas na EJA. Destes, apenas 10.821 efetivaram suas matrículas.

Para os que perderam o prazo ou não se inscreveram nessa modalidade, basta procurar uma das instituições cadastradas. A lista está disponível na página virtual da Secretaria de Educação do DF, www.se.df.gov.br.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação