Cidades

Reunião de suplentes está marcada para esta manhã na Câmara Legislativa

postado em 25/01/2010 08:00
Apesar das dúvidas que pairam em torno da constitucionalidade em relação à convocação de oito suplentes dos distritais envolvidos em suposto esquema de corrupção do Executivo local para a base aliada, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) deve dar prosseguimento à análise dos processos de impeachment do governador José Roberto Arruda (sem partido). Com o ingresso dos deputados, serão 32 ao todo na Casa. Segundo o presidente em exercício da Câmara, Cabo Patrício (PT), os termos de posse já estão prontos, faltando apenas que a Mesa Diretora baixe o ato de convocação. Hoje, às 10h, está marcada uma reunião na sala da presidência com todos os distritais que devem participar dos processos de investigação das denúncias reveladas pela Operação Caixa de Pandora.

Com os documentos formalizados, os oito suplentes podem tomar posse a qualquer momento. Segundo Patrício, a convocação dos substitutos cumpre as determinações previstas na Lei Orgânica. ;Não vejo nenhuma anormalidade. Se os deputados tiverem de entrar em atividade gradativamente, também não haverá problema. O importante é que os trabalhos serão realizados de maneira isenta, o que permitirá o amplo direito de defesa dos acusados;, garantiu. As atividades no Plenário deverão ser retomadas hoje, às 15h.

Depoimento

De acordo com Cabo Patrício, até agora está mantido o depoimento do ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa. O presidente da Câmara enviou ofício na última sexta-feira à Polícia Federal pedindo a confirmando da presença do autor das denúncias que geraram a crise no alto escalão do governo. A resposta foi positiva. O depoimento está marcado para as 10h de amanhã na Superintendência da PF, no Setor Policial Sul.

A expectativa é que Durval dê detalhes das denúncias e revele novos esquemas de corrupção em gestões passadas. Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codeplan devem acompanhar a tomada de depoimento e fazer perguntas a Durval. Os deputados querem saber o teor dos 22 depoimentos que o ex-delegado da Polícia Civil e ex-presidente da Codeplan prestou no Ministério Público.

O parlamentar que quiser acompanhar o depoimento deve fazer o credenciamento até as 14h de hoje pela CPI, mas o pedido será enviado à PF, que autorizará ou não a participação do distrital. Todas as perguntas e as respostas serão gravadas pela Câmara.

Também é aguardado para o início desta semana o desfecho sobre a situação do presidente afastado da Câmara Leonardo Prudente (sem partido). Ele deve renunciar ao cargo de comando entre hoje e amanhã. Dois integrantes da base aliada se colocaram como candidatos à chefia do Legislativo: Eliana Pedrosa (DEM) e Wilson Lima (PR).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação