Cidades

Distritais se reunem pela primeira vez esta manhã após fim do recesso legislativo

postado em 25/01/2010 10:16

A reunião marcada para as 10h desta segunda-feira (25/1) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) será o primeiro encontro dos 24 deputados distritais após o recesso. A expectativa é de que se definam hoje os novos membros da Comissão de Constituição e Justiça, Comissão Especial e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codeplan. Ambas investigarão o suposto esquema de corrupção que envolve parlamentares e a cúpula do Poder Executivo no DF.

Impasse

Na última quarta-feira (20/1), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou que os deputados distritais citados na Operação Caixa de Pandora fossem afastados das atividades da Câmara Legislativa ligadas aos pedidos de impeachment contra o governador José Roberto Arruda (sem partido). O órgão judiciário pediu, também, a convocação imediata dos suplentes dos deputados afastados para dar andamento a essas atividades.

Com a decisão, o deputado Alírio Neto (PPS), presidente da CPI da Codeplan, suspendeu os trabalhos da comissão na quinta-feira (21/1). O parlamentar argumentou que a criação do grupo foi assinada por deputados citados nas investigações.

[SAIBAMAIS]Para o presidente em exercício da Casa, deputado Cabo Patrício (PT), a decisão do TJDFT é específica sobre os processos de impeachment contra o governador e não se estende à CPI. Um decreto assinado por ele e publicado na sexta-feira (22/1) encerrou o recesso dos parlamentares e determinou a volta das atividades para hoje.

De acordo com a assessoria de comunicação de Patrício, os atos de convocação dos suplentes já estão assinados por ele e precisam de mais duas assinaturas da Mesa Diretora da Casa para que os deputados tomem posse. A convocação pode sair ainda hoje e os parlamentares convocados devem participar da sessão plenária marcada para as 15h. Mesmo que ainda não tenham tomado posse, os oito suplentes acompanharão os trabalhos da Câmara nesta segunda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação