A reunião marcada para as 10h desta segunda-feira (25/1) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) será o primeiro encontro dos 24 deputados distritais após o recesso. A expectativa é de que se definam hoje os novos membros da Comissão de Constituição e Justiça, Comissão Especial e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codeplan. Ambas investigarão o suposto esquema de corrupção que envolve parlamentares e a cúpula do Poder Executivo no DF.
Impasse
Na última quarta-feira (20/1), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou que os deputados distritais citados na Operação Caixa de Pandora fossem afastados das atividades da Câmara Legislativa ligadas aos pedidos de impeachment contra o governador José Roberto Arruda (sem partido). O órgão judiciário pediu, também, a convocação imediata dos suplentes dos deputados afastados para dar andamento a essas atividades.
Com a decisão, o deputado Alírio Neto (PPS), presidente da CPI da Codeplan, suspendeu os trabalhos da comissão na quinta-feira (21/1). O parlamentar argumentou que a criação do grupo foi assinada por deputados citados nas investigações.
[SAIBAMAIS]Para o presidente em exercício da Casa, deputado Cabo Patrício (PT), a decisão do TJDFT é específica sobre os processos de impeachment contra o governador e não se estende à CPI. Um decreto assinado por ele e publicado na sexta-feira (22/1) encerrou o recesso dos parlamentares e determinou a volta das atividades para hoje.
De acordo com a assessoria de comunicação de Patrício, os atos de convocação dos suplentes já estão assinados por ele e precisam de mais duas assinaturas da Mesa Diretora da Casa para que os deputados tomem posse. A convocação pode sair ainda hoje e os parlamentares convocados devem participar da sessão plenária marcada para as 15h. Mesmo que ainda não tenham tomado posse, os oito suplentes acompanharão os trabalhos da Câmara nesta segunda.