Segundo a assessoria da secretária de Trabalho, o problema acontece devido a grande demanda. Em 20 minutos são feitos aproximadamente 70 solicitações de consulta de vaga. O serviço promete diminuir as filas nas Agências do Trabalhador espalhas em todo o Distrito Federal.
Para saber se existe vaga de emprego disponível basta ligar no 156, que um atendente do Tele-emprego passará todas as informações. De acordo com Martins, qualquer pessoa pode usar o serviço, desde que esteja cadastrada nas Agências do Trabalhador. ;O interessado deve ligar no 156, escolher a opção 1, digitar o número do CPF e confirmar alguns dados;, explica o secretário.
O atendente dirá quais são as vagas disponíveis por ordem crescente de valor do salário de cada emprego. Apenas uma das opções de trabalho poderá ser escolhida pelo interessado. O trabalhador receberá o número da reserva da vaga pelo celular.
Caso a pessoa não tenha celular, o atendente passará o número durante a ligação. Com ele, o trabalhador poderá se dirigir a qualquer agência para pegar a carta de encaminhamento da entrevista de emprego. Para pegar a carta, a pessoa deve levar a identidade, CPF e carteira de trabalho.
A ideia do Tele-emprego surgiu após um estudo feito nas agências, onde 70% dos atendimentos eram somente para consulta de vagas. ;Com certeza o atendimento será otimizado e o número de cadastros terá um aumento relevante. Evitando assim a perca de tempo e gerando uma economia ao trabalhador;, disse Rodrigo Martins.
Serviço
A ligação ao Tele-emprego é gratuita. O telefone é o 156, opção 1. O serviço funciona de segunda à sexta, das 7h às 21h, e sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.