Tranquila, a caloura de engenharia elétrica Paula Feijó, 17 anos, chegou à Universidade de Brasília (UnB) uma hora depois da divulgação da lista dos aprovados na 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), marcada para as 17h de ontem. Até então, não sabia que era a primeira colocada entre os 1.610 que garantiram uma vaga na universidade. Mas, ao receber a ligação do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), organizador da prova, demorou para acreditar na conquista. Até porque Paula garante que pouco estudou ao longo dos últimos anos. Ainda assim, nunca tirou notas abaixo de 8. Ela ainda prestou vestibular em duas universidades paulistas para física e engenharia química. Vai esperar todos os resultados para decidir o que fará pelos próximos anos.
Paula estava entre os 10.698 estudantes que concorreram às 1.891 vagas oferecidas pela UnB no primeiro semestre de 2010. Este ano, os candidatos puderam escolher entre os 89 cursos oferecidos pela universidade ; 12 a mais do que em 2009. Entre as novas opções, engenharia ambiental foi a mais concorrida, com 5,7 candidatos por vaga. Mas, pelo segundo ano consecutivo, medicina se manteve como o curso mais procurado, com 27,28. Logo em seguida apareceu o curso de educação física, com 18,44. E, em terceiro, nutrição, com 18,88. As provas foram realizadas em 12 e 13 de dezembro de 2009 no DF e em cidades de Goiás e Minas Gerais. As 200 vagas remanescentes serão preenchidas na 2; chamada do PAS (1), ainda sem data prevista para ser divulgada.
Para o quarto colocado do PAS, Frederico Borges, 17 anos, o segredo está em não cometer excessos. ;Ainda não acredito, não esperava de jeito nenhum essa colocação;, diz o calouro de direito, que conferiu o resultado de Goiânia. Frederico tinha um rotina rígida de estudos. De segunda a domingo, com pausa para sair no sábado à noite. ;Nunca estudava até muito tarde, mantinha uma agenda regular, mas sem me cansar. A dica é ter equilíbrio;, recomenda. O estudante ainda não sabe se vai mesmo estudar na UnB. ;Como sou de Goiânia, também estou esperando o resultado do vestibular de direito da Universidade Federal de Goiás (UFG);, contou ao Correio, por telefone.
Daniela Caetano, 17 anos, mexia no computador quando recebeu vários telefonemas de amigos contando que ela havia sido aprovada no curso de direito. Para ela, ver o nome na lista de aprovados não foi fácil. ;Precisa de muito estudo. Durante os três anos, eu fiz cursinho. Às vezes, tinha que almoçar na escola para não perder muito tempo;, contou. Assim que soube o resultado correu para o câmpus da UnB para comemorar com os amigos. ;Valeu muito a pena. Cada ovo que jogaram na minha cabeça valeu por uma página estudada nesse tempo todo. Estou muito feliz;, disse.
Presente
Muitos pais também se aventuraram em meio à chuva de ovos e farinha. Alguns para consolar os filhos que ainda não passaram, outros para prestigiar os aprovados. Foi o caso de Tereza Cavalcanti, professora de português e mãe da caloura de psicologia Raíra Cavalcanti. ;Estou bem realizada. Tenho dois filhos na UnB. A Raíra sempre foi muito atenta e estudiosa; conta a mãe. Segundo Raíra, foi Tereza quem conferiu o resultado no site do Cespe. ;Eu não tive coragem de vir antes para a UnB. A minha mãe me tranquilizou em casa, dizendo que não tinha problema eu não passar. Mas quando ela viu o resultado começou a gritar. Ainda não estou acreditando de felicidade;, disse. Para a caloura de nutrição, Rayssa Carvalho, 18 anos, o resultado do vestibular foi mais que uma vitória. ;Foi um presente de aniversário, ainda não estou acreditando;, comemora a estudante que fez 18 anos na última sexta-feira.
1 - Dinâmica
O PAS é a modalidade de acesso ao ensino superior que surgiu por iniciativa da UnB, abrindo para os estudantes do ensino médio as portas da instituição de ensino de forma gradual e progressiva. A dinâmica do PAS comporta três avaliações, realizadas ao término de cada uma das séries do ensino médio, que constituem um subprograma (triênio) do PAS. Cada avaliação determina uma etapa do respectivo subprograma. O programa foi implementado em 1996.
Fique atento
Confira como os alunos aprovados devem proceder a partir de agora para garantir a vaga na UnB:
Registro
Será realizado em 8, 9 e 10 de fevereiro. O registro é a confirmação de que os aprovados no vestibular estão na universidade. A partir do registro, que é feito nos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica da universidade, é possível detectar vagas ociosas e apresentar a lista dos aprovados em segunda chamada.
O futuro aluno da universidade deve ter em mãos os seguintes documentos para fazer o registro:
- Original e cópia do certificado de conclusão do ensino médio;
- Original e cópia do histórico escolar de ensino médio;
- Original e cópia do certificado de reservista ou dispensa de incorporação (para homens);
- Original e cópia do Título de Eleitor;
- Comprovante de votação nos dois turnos da última eleição ou de justificativa de não comparecimento;
- Carteira de identidade original;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Matrícula
As coordenações dos cursos da Universidade de Brasília estarão abertas de 22 a 26 de fevereiro. A matrícula pode ser feita pela internet (no site www.matriculaweb.unb.br) ou nos próprios departamentos onde o aluno vai estudar.
Início das aulas
8 de março.
Confira videorreportagem sobre a divulgação da lista do PAS