postado em 26/01/2010 19:51
A secretaria de saúde do Distrito Federal divulgou nota nesta terça-feira (26/1) esclaredendo a morte de uma paciente no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), que teria sido causada por meningite. A paciente, que não teve o nome divulgado, teria dado entrada no Hospital no dia 19 de janeiro.Segundo a nota, após o diagnóstico de suspeita de meningite viral, foi iniciada medicação e a paciente encaminhada ao setor de isolamento do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). No dia 22 de janeiro a paciente retornou ao HBDF para nova avaliação, e, como não houve resposta ao tratamento, a mesma permaneceu internada no HBDF, ocasião em que foi adotada uma medicação mais específica. Contudo, nesta segunda-feira (25) a paciente veio a falecer.
A nota ainda diz que "durante todo o período de internação foram feitos diversos exames, incluindo de sangue, tomografia e duas punções lombares". Por esse motivo, a secretaria não vê necessidade de abrir sindicância para apuração de possíveis falhas no atendimento. O caso será analisado para confirmar se a causa da morte foi mesmo meningite.
Principais causas
A meningite é uma doença grave e endêmica. Qualquer pessoa pode contrair a doença, que é causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. As sequelas podem ser desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral.
Sinais e sintomas
Febre alta de aparecimento súbito, dor de cabeça, vômitos em jato, náuseas, rigidez de nuca.
Período de incubação: Varia de 2 a 10 dias, com média de 3 a 4 dias.
Modo de transmissão
A transmissão é de pessoa a pessoa. Ocorre pelas vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas ao tossir e falar ou por contato direto com essas secreções.
Uma vez inalado, o microorganismo chega ao pulmão e alcança a corrente sanguínea, podendo se alojar no sistema nervoso ou se disseminar por todo o corpo.
A pessoa infectada deixa de transmitir o vírus cerca de 24h após o início do tratamento com o antibiótico recomendado pelo médico.
Precauções
Evitar locais fechados e com muitas pessoas
As crianças menores de 2 anos ficam protegidas se vacinadas com a BCG e a Tetravalente
Caso a pessoa apresente os sintomas, procurar imediatamente um hospital