Cidades

Deputados citados no inquérito da Caixa de Pandora devem participar de CPI nesta tarde

postado em 28/01/2010 12:24

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codeplan, que investigará o suposto esquema de corrupção entre a cúpula do Governo do Distrito Federal, deve se reunir na tarde desta quinta-feira (28/1). Mesmo os deputados afastados por decisão judicial das investigações comandadas pela CPI devem participar do encontro.

O juiz Vinícius Santos Silva, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), afirmou, na última sexta-feira (22/1), que a decisão de afastar os deputados citados no inquérito da Operação Caixa de Pandora das investigações do caso na Câmara diz respeito apenas às deliberações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão Especial.

Mesmo assim, o presidente em exercício da Casa, deputado Cabo Patrício (PT), publicou ato em que pede aos partidos indicação de novos membros para compor a comissão.

CPI

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a reunião está prevista para 14h.

Nesta tarde, os parlamentares devem discutir a substituição do deputado Alírio Neto (PPS) na presidência da comissão. Apesar de ainda presidir a CPI oficialmente, Neto declarou que deixaria o cargo na última terça-feira (26/1). O mais cotado à substituição de Alírio é o deputado Geraldo Naves (PMDB).

Os trabalhos da CPI da Codeplan estavam suspensos há uma semana, quando Neto alegou que a decisão do TJDFT interferia também nas atividades da comissão.

Suplentes

Alguns dos suplentes convocados para assumirem o lugar de citados nas investigações compareceram à CLDF na tarde desta quarta-feira (27/1). Os parlamentares não conseguiram tomar posse. O prazo para que os suplentes susbtituam os deputados supostamente envolvidos no escândalo do que fcou conhecido como mensalão do Democratas termina amanhã.

O Diário da Câmara Legislativa (DCL), que divulga atos e convocações, não foi publicado nesta manhã por problemas na impressão. Portanto, mesmo que já tenham assinado a convocação, os suplentes só tomam posse a partir da publicação, que só deve sair nesta sexta-feira (29/1).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação