Cidades

Secretaria de Saúde diz que morte de jovem por meningite viral é caso isolado

Helena Mader
postado em 29/01/2010 08:22

A morte de uma jovem de 21 anos, vítima de meningite viral, não representa um risco de surto no Distrito Federal. A afirmação é da Secretaria de Saúde, que acompanhou a evolução da doença da estudante Nayara Kramer de Souza, da internação até a morte da moradora da Asa Sul. A meningite viral não é grave, raramente deixa sequelas e é fatal em menos de 3% dos caos. Mas Nayara teve complicações que levaram a um quadro de encefalite. A jovem morreu no Hospital de Base, na última segunda-feira.

A meningite é um processo de inflamação da meninge, a membrana que envolve o cérebro. A doença pode ser causada por vírus, fungos, parasitas ou bactérias. Entre os sintomas estão febre alta abrupta, vômitos em jato, dor de cabeça forte e contínua, rigidez de nuca e pequenas manchas na pele. No caso de crianças de até um ano, os pais devem observar inquietação, choro agudo e persistente, rigidez corporal e moleira tensa ou elevada.

A estudante Nayara Kramer foi internada no Hospital das Clínicas, na Asa Sul, no último dia 19. O médico recomendou que ela fosse avaliada por um neurologista. A família levou a jovem ao Hospital de Base e, no dia 20, ela foi transferida para o Hospital Regional da Asa Norte. Com um exame de análise de líquido retirado por meio de uma punção lombar, os médicos confirmaram que Nayara estava mesmo com meningite.

Os sinais eram compatíveis com um quadro de meningite viral e, pouco depois, os médicos constataram que a estudante estava com encefalite, ou seja, com uma inflamação aguda e grave no cérebro. Depois de dois dias de internação no Hran, Nayara foi levada de volta ao Hospital de Base, onde sua situação clínica piorou. Na manhã do dia 25, a estudante não resistiu à encefalite e morreu.

[SAIBAMAIS]Laudo
No laudo do Instituto Médico Legal, a causa declarada da morte foi ;edema cerebral com hemorragia digestiva;. O chefe do Núcleo de Controle de Doenças Imunopreviníveis e Agudas, José Edson Pelicano, explica que o edema foi causado pela inflamação aguda do cérebro. ;São raras as complicações da meningite viral. Mas, algumas vezes, o vírus pode romper a barreira hematoencefálica, uma barreira microscópica que protege o cérebro, causando encefalite;, explica o especialista.

A doença pode ser causada por vírus que causam infecções respiratórias ou intestinais, por exemplo. Dependendo do quadro do paciente, esse vírus pode atingir o cérebro, causando a meningite. Já a doença causada por bactérias ; a meningite meningocócica ; é a variação mais grave da doença. Esse tipo pode ser prevenido com vacinas, ao contrário da forma viral.

A morte de Nayara é a primeira causada pela doença no DF este ano. Em 2009, foram 17 casos de meningite viral na cidade, sem nenhuma morte. Já a forma bacteriana fez cerca de 100 vítimas em Brasília em 2009. ;A mortalidade da meningite bacteriana é de cerca de 20% dos casos;, explica Pelicano.

A prevenção contra a doença pode ser feita da mesma forma como se evitam outros males virais, como gripes. É preciso, por exemplo, sempre lavar as mãos, principalmente depois de entrar em contato com pessoas doentes e também evitar locais de grande aglomeração de pessoas (veja quadro). Tanto a meningite viral quanto a bacteriana podem ser transmitida por gotículas ou secreções, como a saliva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação