postado em 30/01/2010 08:05
Quem trafega pela DF-180 deve ter cuidado. A rodovia que liga Taguatinga a Brazlândia é uma das mais perigosas do Distrito Federal, segundo o gerente de Fiscalização do Departamento de Trânsito (Detran), Silvain Fonseca. Os números comprovam isso. Somente de janeiro a outubro do ano passado, 16 acidentes com morte foram registrados na via. A DF-003 (Epia) encabeçou as estatísticas, com 29 acidentes fatais, e a DF-001, que circunda todo o DF, ficou em segundo, com 19. Na noite da última quinta-feira, uma grave colisão entre dois carros na DF-180 provocou a morte de três pessoas.
Das oito pessoas envolvidas no acidente, ocorrido perto do Incra 9, quatro continuavam internadas até o fechamento desta edição. De acordo com o titular da 24ª Delegacia de Polícia (Setor O), Vivaldo Neres, e de pessoas próximas às vítimas, dos ocupantes do Tempra cinza placa HUJ-8901/DF, permanecem em estado grave no Hospital Regional da Ceilândia (HRC) Jéssica Matias dos Santos, 16 anos, Izani dos Santos Rabelo, 22, que deram entrada na unidade de saúde com traumatismo cranioencefálico, e Edmilson Machado da Silva, 34, que teve fratura no fêmur e cortes na pena esquerda.
Com a colisão, Izani, que estava grávida de seis meses, perdeu a criança e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRC, segundo familiares dela. No Palio placa JKA-2511/DF, que colidiu com o Tempra, estava apenas o motorista Emival Cardoso da Silva, 37 anos. Ele foi transferido do HRC para o Hospital de Base na manhã de ontem com traumatismo cranioencefálico, segundo relatório do Corpo de Bombeiros.
Comemoração
A última quinta-feira estava marcada para ser um dia de comemoração para o grupo de sete amigos, que estava no Tempra. Cristiano Pereira de Oliveira, motorista do veículo, completava 25 anos naquela data. A festa de aniversário estava marcada para acontecer em uma chácara de Brazlândia. Mas a tragédia, que ocorreu por volta das 21h, acabou com a celebração.
O automóvel que o grupo ocupava seguia de Ceilândia para Brazlândia, quando colidiu frontalmente com o Palio, que vinha no sentido contrário. Cristiano, o aniversariante, morreu na hora. Além dele, Daniela dos Santos Rabelo, 26 anos, que ocupava o banco do carona, também faleceu no local. Tiago Silva Aguiar, 21, ainda foi levado ao Hospital Regional da Ceilândia (HRC), mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo familiares, Tiago já havia perdido o pai em um acidente de trânsito havia quatro anos. O jovem trabalhava em uma ótica, em Ceilândia. Era casado, mas não tinha filhos. Segundo a tia, Vilma Pereira de Melo, 46 anos, o rapaz tinha planos de voltar a estudar - ele parou no 1º ano do ensino médio. Cristiano deixou um filho de 5 anos. O corpo dele será enterrado hoje, às 15h, no cemitério de Taguatinga.