Membros do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde/DF) reivindicaram, na manhã desta sexta-feira (5/2), o conserto dos elevadores do Hospital Regional da Asa Sul (Hras). Os manifestantes levaram um bolo, balões coloridos e fizeram festa para ironizar os 13 anos que o primeiro elevador quebrou.
Dos quatro elevadores do hospital, apenas um funciona. O hospital conta com quatro aparelhos. Dois deles deveriam servir para transportar carga, e dois, para pacientes. No entanto, o segundo elevador quebrou, há 10 anos. Há um ano, o terceiro também foi desativado.
O único elevador que sobrou havia quebrado na última semana, mas já foi consertados. Ele deveria ser usado apenas para transporte de pacientes, mas agora, leva comida, roupas sujas, material hospitalar e outras coisas que necessitem ser transportadas.
De acordo com o diretor do Hospital, Alberto Barbosa, o conserto só foi efetuado porque esse é o mais novo dos elevadores. Por esse motivo, a equipe que faz a manutenção pôde encontrar a peça que faltava.
Os outros elevadores não têm previsão para serem reativados. De acordo com Barbosa, não existem mais peças para consertar os três aparelhos. O diretor explica que já fez um pedido à Secretaria de Saúde para efetuar a troca dos elevadores.
Com informações de Saulo Araújo