postado em 05/02/2010 12:25
Indignados com os últimos aumentos nos preços do álcool e da gasolina, o Movimento Contra a Carterização dos Combustíveis no Distrito Federal, realiza uma manifestação na Rodoviária do Plano Piloto desde o início da tarde desta sexta-feira (5/2). Um grupo está na plataforma inferior, próximo ao Auto Atendimento do Banco de Brasília (BRB), e colhe assinaturas de quem passa por ali, para um abaixo assinado que deve ser entregue ao Governo do DF. [SAIBAMAIS]O documento a ser enviado ao GDF vai pedir a redução da carga tributária ; imposto cobrado sobre os combustíveis. A alegação dos donos de postos para não baixarem os preços é esta taxa, que segundo eles, é muito alta.
Além disso, os manifestantes pedirão, ainda, que o governo encaminhe à Câmara Legislativa um Projeto de Lei para derrubar uma outra norma que proíbe a instalação de postos de combustíveis em supermercados. Há, no Superior Tribunal Federal (STF), uma ação para derrubar esta lei que impede a abertura de postos nestes estabelecimentos. A ação pode ser julgada a qualquer momento, mas o grupo acredita que uma lei distrital, derrubando o impedimento, tramitaria mais rápido que um julgamento.
Estima-se que a instalação de postos de combustíveis em supermercados tenha como consequência uma redução de 5% nos valores de álcool e gasolina.
Com informações de Diego Amorim