Cidades

Corpo de Ernesto Silva será cremado às 14h

postado em 05/02/2010 13:51
Está marcada para 14h desta sexta-feira (5/2) a cremação do corpo do pioneiro de Brasília Ernesto Silva, que morreu nesta quarta-feira (4/2). A cerimônia, no crematório de Valparaíso, será reservada e só poderão participar os familiares mais próximos. O Catetinho e a Ala dos Pioneiros são algumas das alternativas para o depósito das cinzas.

O corpo do médico pediatra começou a ser velado nesta quinta-feira (3/2) no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF). Desde então, a esposa do doutor, Sônia Maria Souto Silva, recebeu mais de 600 visitas de amigos e parentes.

Ernesto Silva morreu na quarta-feira (3/2), aos 95 anos, às 13h15, no Hospital Brasília. A morte foi devido a uma disfunção múltipla de órgãos e sistemas.

Memória
O pediatra nasceu no Rio de Janeito, em 17 de setembro de 1914. Além de médico, ele era bacharel em Ciências e Letras. Autor de vários trabalhos científicos, há 54 anos ele visitou o Planalto Central pela primeira vez. Desde então, nunca mais esqueceu a cidade que ajudou a construir.

O pioneiro se dedicou à preservação da nova capital como poucos. Foi diretor da Novacap e responsável pelo planejamento e implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Brasília, em 1960, e pela criação do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
Com informações de Raphael Veleda

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação