Cidades

Ademir Malavazi passa de conselheiro a chefe da comunicação

postado em 08/02/2010 08:15
Para assumir a área de comunicação do GDF em lugar de Weligton Moraes, que deixou o governo no fim da semana passada, o governador José Roberto Arruda alçou dos bastidores o jornalista Ademir Malavazi. Amigo e conselheiro de Arruda há duas décadas, os dois trabalharam juntos pela primeira vez após a eleição do político para o Senado, em 1994.

[SAIBAMAIS]Desde o início do atual governo, Malavazi tornou-se um colaborador de Arruda, trabalhando como uma espécie de ghost-writer do governador. É dele a autoria de boa parte dos discursos lidos e dos artigos escritos pelo chefe do Executivo do DF. Malavazi atuava no GDF informalmente, porque é funcionário de carreira da Câmara dos Deputados.

Com a crise, que colocou abaixo quase todo o organograma do primeiro escalão do governo, Malavazi aceitou emprestar o currículo de jornalista construído nos últimos 46 anos na tentativa de ajudar o amigo no pior momento político de sua carreira pública. Ademir também estudou sociologia na Universidade de São Paulo (USP) e foi aluno de Florestan Fernandes, do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e de sua esposa, Ruth Cardoso.

Entre 1976 e 1986, Ademir se revezou nos cargos de editor de política, da primeira página, secretário de redação e diretor da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, tendo sido coautor do primeiro Manual de Estilo da Folha. Na capital da República, trabalhou ainda como editor-chefe do Jornal de Brasília, período onde nasceu sua amizade com Arruda, que na ocasião era secretário de Governo na administração de Joaquim Roriz.

No governo de José Sarney, assumiu a direção de comunicação do Ministério da Justiça e, mais recentemente, voltou ao serviço público, desta vez como concursado da Câmara dos Deputados, onde dirigiu o setor de comunicação da Casa em 2004. Na semana passada, após o pedido de demissão de Weligton Moraes ; que saiu em função das denúncias feitas por Edson Sombra sobre a intermediação dele no suposto episódio de pagamento de propina comandado por Arruda ;, o GDF mandou para a Câmara dos Deputados um pedido de transferência do servidor de carreira para a administração local. O jornalista aguarda a confirmação da Câmara para assumir oficialmente o posto no governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação