Cidades

Abertas inscrições para eleger membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá

postado em 09/02/2010 14:50

Estão abertas as inscrições para o processo eleitoral que vai escolher os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá. O prazo se encerra na quinta-feira da semana que vem (18/2).

De acordo com o assessor técnico da Diretoria de Estudos, Programas e Monitoramento do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Andrei Mora, o comitê será responsável por tomar decisões administrativas e deliberar sobre a gestão das águas do rio Paranoá e dos outros afluentes distritais do rio Paranaíba.

O comitê será composto por nove representantes do governo, sete pessoas de instituições que usam a água para geração de lucro e sete membros da sociedade. Os representantes da comunidade serão indicados por entidades ligadas ao assunto, como universidades, ONGs, associações e sindicatos.

As reuniões plenárias setoriais ocorrerão em 15 de março. A instituição que indicar um membro precisa confirmar que atua no setor ambiental, o que pode ser feito por meio do contrato social da empresa. ;É importante que essas organizações se mobilizem para participar do comitê. As empresas podem se unir no apoio às instituições candidatas e, durante as plenárias, escolher os membros dos setores produtivos;, sugere Andrei Mora.

A ficha de inscrição está disponível no presente no . Para indicar um candidato, basta preencher os dados e entregar os documentos necessários no Ibram ou na Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) ; confira endereço no serviço abaixo.

Origem

A criação ocorreu depois da mobilização da sociedade do DF e da organização do movimento pró-comitê do Paranoá. O comitê do rio Paranaíba apontou a necessidade de se ampliar a atuação administrativa para os outros afluentes. Mora explica que esse grupo servirá como instrumento de inserção da comunidade na gestão das águas. ;Antes, todas as decisões que envolvessem o rio eram tomadas apenas por membros do governo e usuários do rio. Agora, institui-se a participação da sociedade;, conta.

Atuação

Apesar de levar o nome de comitê do Rio Paranoá, a atuação envolve também os rios Descoberto, Corumbá, São Bartolomeu, São Marcos, Ponte Alta e Alagado. Todos eles correm para o Paranaíba e suas bacias correspondem a 65% da área do Distrito Federal.

Serviço
A ficha de inscrição e os documentos necessário para fazer a indicação de membros para o comitê devem ser entregues no Ibram, no Setor Bancário Sul, Quadra 2, edifício Maria Ramos Parente, ou na Adasada da Rodoferroviária, Sobreloja, Ala Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação