postado em 10/02/2010 18:09
Para descobrir fraudes e vazamentos no abastecimento de água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) acompanha regularmente o consumo de seus clientes. Segundo a Caesb O gasto das residências está dentro de uma faixa de consumo que é apresentada na conta de água, quando sai do parâmetro a conta é retida para análise. Se a empresa não consegue acesso ao imóvel para realizar a leitura do hidrômetro, a média dos últimos 12 meses é usada para ter a base do faturamento.
Em algumas situações o valor da conta pode elevar, os motivos são o vazamento de água vizível ou não vizível, aumento do número de pessoas no imóvel no período medido, lavagem de fachadas ou garagens e a troca de água da piscina. Neste caso, com a retenção da conta e o consumo maior que o estabelecido, a Caesb envia um bombeiro ao local para confirmar e avisar ao cliente que há indícios de vazamento.
Nos casos em que o imóvel está desocupado, há a redução no número de moradores, se tem problema no hidrômetro e até mesmo o indício de fraude na medição, podem ser as causas da média de consumo estar muito abaixo do normal.
A Caesb faz a troca de hidrômetros em duas situações. Primeiro, de forma preventiva, normalmente de cinco em cinco anos, devido ao desgaste do aparelho e seguindo recomendação do Inmetro. Segundo, quando o equipamento apresenta defeito de funcionamento. Nos dois casos a troca é gratuita, já que o hidrômetro pertence à Caesb.
Caso o cliente não concorde com o valor de sua conta, deve ligar para o telefone 115 ou procurar um dos escritórios regionais da Companhia.