A partir desta quinta-feira (11/2), o público vai encontrar novidades no Jardim Zoológico de Brasília. Quatro novos recintos para as araras seão inagurados às 10h30. Os animais, que antes permaneciam juntos, serão separados por espécies, um casal em cada ambiente, que tem 60m; e 6m de altura.
[SAIBAMAIS]De acordo com o diretor do parque, Raul Gonzalez, a intenção é melhorar a qualidade de vida das aves e educar os visitantes. "Vamos mostrar ao público que existe vários espécies de araras, não apenas aquela azul com vermelho. Com os casais juntos, a chance de reprodução é maior", explica o diretor. Segundo ele, também foram levadas em conta as condições de habitat, comportamento e costume de cada espécie.
Os cerca de 40 mil visitantes semanais podem conferir também outras novidades. Novos moradores já podem ser vistos. São eles fihotes de veados, tamanduás e de uma cobra cascavel. E em 15 dias o Zoológico vai inaugurar uma nova área para os quatro hipopótamos, que é três vezes maior que a existente.
O ingresso custa R$ 2. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 não pagam a entrada. O Zoo está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h.
Conheça os moradores dos novos recintos
Um casal de Arara Vermelha, que chegam a pesar 1,5 KG e medir 90 cm. Ave típica de florestas do Panamá, Santa Catarina, Paraguai e Argentina. Está sob ameaça de extinção.
Um casal de Arara Canindé, pesam até 1,3 KG com 86 cm de altura. No Brasil, podem ser vistas na região norte, centro-oeste, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Um casal de Arara Tricolor. Tem até 1,5 KG, com 89 cm de altura. Pode ser encontrada na Amazônia, Mato Grosso, Sudeste do Pará e Maranhão.Também é conhecida pelo nome de aracanga. Está sob ameaça de extinção.
Um casal de Arara-da-Bolívia. Podem pesar até 1,5 KG, com 60 cm de altura. Elas têm origem na Bolívia e vivem em regiões montanhosas de clima seco. Possui uma plumagem bem colorida, mistura tons de verde, azul, amarelo e vermelho. Está sob ameaça de extinção.