Cidades

Acidente com sete carros no SIA deixa duas pessoas feridas

Luiz Calcagno
postado em 10/02/2010 19:07
Dois funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram encaminhados para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) na tarde desta quarta (10/2), após um acidente envolvendo sete carros no Setor de Indústria e Abastecimento (Sia), Trecho 5. O fato ocorreu em frente ao prédio da agência, por volta de 15h. Quatro dos veículos atingidos estavam estacionados, sem ninguém dentro. Evaldo Mateus, 40 anos, que dirigia o Uno placa CZH-6140 (DF), que capotou o veículo, e o colega dele, Adelmo Vasconcelos, 53, que foi atingido pelo carro do amigo no momento do capotamento e feriu a cabeça, estão fora de perigo.

Evaldo dirigia o Uno quando foi atingido pela Kombi placa JIC-7334 (DF), conduzida pelo empregado de depósito José Pereira Machado, 62. O motorista do Uno fazia o retorno que dá acesso ao prédio da Anvisa. Ao ser atingido, ele atingiu um carro que estava estacionado, e o Pálio placa JGM-6934 (DF), que também fazia o percurso, e capotou. A kombi também perdeu o controle e seguiu em linha reta atingindo outros três carros em um estacionamento mais a frente. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados. Houve vazamento de gasolina do Uno, que foi rapidamente contido pelos bombeiros.

A motorista do Pálio, a professora Cintia de Paulo, contou que tudo ocorreu muito rápido. Segundo ela, foi difícil entender o que estava acontecendo. Ela teruia sentido a batida e, ao se dar conta, o carro já estava capotado próximo ao veículo que dirigia. "Escutei as freadas e senti o impacto. Quando eu vi, o Uno já estava capotado. Não deu nem para entender como foi que aconteceu", relatou.

Segundo testemunhas, José vinha em alta velocidade. A kombi levava adesivos da empresa de transporte de mudanças Graneiro, que o motorista teria retirado após o acidente. Ele negou que estivesse acima da velocidade da via, de 30Km/h. "O Uno tentou entrar de uma vez, e me cortou. Quando eu vi, já fui batendo, e ele ainda atropelou alguém", relatou. Questionado sobre se teria descaracterizado o carro, ele não quis mais conversar com a reportagem.

Local de risco
Segundo a Associação de Servidores da Anvisa (Univisa), o local é perigoso, e a organização já pediu ao GDF equipamentos de redução de velocidade, faixas de pedestre e um balão rotatório. O diretor de relações institucionais da Univisa, Hoek Miranda explica que foi enviado, em agosto último, um abaixo assinado com 1165 assinaturas para o governo. "Nós alertamos, mas é preciso que duas pessoas fiquem feridas para que nos dêem ouvido?", questionou Hoek. O Correio procurou a Secretaria de Transportes, mas não foi respondido.

Segundo agentes da 8; Delegacia de Polícia (Sia), os envolvidos serão ouvidos e as vítimas serão encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML), para realização de exame de corpo de delito. Ainda segundo os agentes, é cedo para falar em responsáveis, o que só será definido após o resultado da perícia, que sai em cerca de 30 dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação