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Liquida DF vende 10,2% mais

Embora o resultado tenha sido inferior ao dos dois últimos anos, os lojistas festejaram o aumento de negócios. O segmento de papelarias foi o mais favorecido pela chegada do carnaval

postado em 11/02/2010 08:43
A edição deste ano do Liquida DF, a maior campanha de vendas do comércio do Distrito Federal, terminou com saldo positivo. De acordo com pesquisa por amostragem, realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) com 250 comerciantes, foram vendidos 10,2% mais produtos do que na edição do ano passado. Um segmento destacou-se em 2010: o das papelarias. Favorecido pelo carnaval, que este ano será comemorado mais cedo, o setor colocou seu estoque em liquidação para o evento promocional na época exata das compras de volta às aulas.

O gerente de papelaria Carlos Alberto diz que o retorno de participar da promoção superou a expectativa da empresaO Liquida DF, que está em sua oitava edição, ocorre sempre após as festas de fim de ano e antes do carnaval. A ideia é conseguir fechar negócios e limpar os estoques em um período em que a população está economizando depois de gastar em viagens e presentes. Despesas de início de ano como IPVA e escola dos filhos, planos para a folia, tudo contribui para que o consumidor queira manter o dinheiro no bolso. A megapromoção articulada pela CDL do Distrito Federal, que dura pouco mais de duas semanas ; este ano ocorreu entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro ; e envolve 8 mil lojas atualmente, objetiva convencer o brasiliense a gastar.

De acordo com Geraldo Araújo, vice-presidente da CDL-DF, em 2010, apesar da alta nas vendas, o desempenho ficou aquém do registrado entre 2008 e 2009. No período, houve crescimento nas vendas de dois pontos percentuais. Ele diz, no entanto, que a CDL e os comerciantes estão satisfeitos. ;O evento cumpriu o seu objetivo. Enfrentamos algumas questões circunstanciais;, afirmou.

Araújo lembra que em janeiro de 2009 a economia estava mais aquecida em razão de políticas governamentais de estímulo ao crédito e às compras no período pós-crise. Segundo ele, neste último fim de ano, as liquidações pós-Natal pelo país começaram cedo demais. ;Era 27 de dezembro e já se via saldões. É claro que isso impacta em uma promoção planejada como é a do Liquida DF;, pondera.

Os setores cujas vendas mais cresceram foram os de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e material escolar (veja quadro). Os dois primeiros são vedetes tradicionais do verão. O de eletroeletrônicos foi impulsionado pela desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente na linha branca, segundo avaliação da CDL-DF. O das papelarias foi beneficiado pelo carnaval, que este ano acontece no início de fevereiro.

Walter Júnior diz que mantém a promoção, mesmo depois do encerramento do Liquida DF e os resultados são bonsSurpresa boa
A papelaria Casa Brasil, na 702 Norte, onde trabalha o gerente Carlos Alberto Ribeiro Soares, participou do Liquida DF pela primeira vez. De acordo com Soares, o resultado superou as expectativas. ;As vendas nesta época do ano sempre sobem de 300% a 350% em razão da volta às aulas. Com a entrada no evento, tivemos um lucro extra de uns 40%;, estima. Mesmo sabendo que o estabelecimento foi beneficiado pela chegada antecipada do carnaval, Carlos Alberto diz que a loja deve participar da próxima edição da campanha. ;O investimento é pequeno e há muito retorno.;

No Conic, a loja de roupas esportivas e artigos para skate Over Street, participante há três anos, também teve bons resultados. O proprietário, Walter Júnior, conta que manteve itens em promoção mesmo após o fim do Liquida DF. ;Demos descontos de 20% a 50%, que compensaram, e aí mantive alguns produtos. As pessoas vêm em busca do que está em promoção e acabam levando outras coisas;, avalia.

Os consumidores que compraram no Liquida DF participam de sorteios de diversos prêmios. A cada R$ 25 em compras, concorreram a um carro zero Km, 10 motos e 10 televisores LCD 32 polegadas. Quem juntou cinco cupons mais R$ 20 ganhou ingresso para assistir a um show da banda Skank, no Marina Hall, em 5 de março próximo.

Restaurantes fazem promoção
Além do Liquida DF, um outro evento promocional terminou neste domingo no Distrito Federal. O Restaurant Week permitiu aos consumidores saborear almoço a R$ 27,50 e jantar a R$ 39, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Os clientes pagavam um adicional de R$ 1 para ser revertido em doação à Fundação Nosso Lar de Brasília. A organização do Restaurant Week está fazendo um balanço das vendas, mas estima alta de 50% no movimento das 75 casas que participaram. Algumas mantiveram os preços promocionais por conta própria, mas o próximo Restaurant Week oficial no DF acontece só entre 19 de julho e 1; de agosto.

Mais informações na página www.restaurantweek.com.br.

Só alegria
Campeões de vendas *
# Calçados - 30%
# Vestuário - 25%
# Eletroeletrônicos - 25%
# Material escolar - 20%

*Com relação ao mesmo período de 2009

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