Guilherme Goulart
postado em 11/02/2010 09:17
Os 133 funcionários terceirizados da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) terão de passar por um programa de reciclagem. Um dia após denúncia publicada pelo Correio, a Secretaria de Segurança Pública do DF determinou aprimoramento no atendimento feito à população. Os operadores, responsáveis por abrir as ocorrências e encaminhá-las para PMs, policiais civis, bombeiros e servidores do Detran lotados na central, terão de cumprir um total de 24 horas de aula.[SAIBAMAIS]A capacitação ocorrerá por conta de série de reclamações em relação ao serviço realizado na primeira etapa do atendimento. A reportagem ficou disponível ontem no site do Correio. Houve mais de 120 comentários, quase todos com críticas em relação ao sistema que centraliza as chamadas de emergência (190 e 193).
A Ciade recebeu ontem cinco ligações para registro de queixas e dúvidas (3441-8687). Três delas eram de reclamações, que provocaram abertura de procedimento interno. Outra duas, de elogios. A central é chefiada pelo delegado Flamarion Araújo desde 25 de janeiro deste ano. Ao assumir, determinou acompanhamentos individuais do serviço, a partir de gravações das chamadas. Doze funcionários acabaram dispensados em 2010 por conta de erros. A terceirização ocorre há um ano e nove meses.
Opinião do internauta
Leitores comentaram a reportagem sobre a Ciade:
Leonardo Victor
;Desde que passou a terceirizados, o serviço de emergência ficou muito ineficaz, por se tratar de pessoas que não são ligadas à segurança pública e não conhecem os logradouros públicos.;
Fabricio Farias
;Há duas semanas meu filho foi assaltado no parque da cidade. Ao ligar para o 190, fui informado que eles nada poderiam fazer pois a ;polícia não poderia sair pelo parque revistando todo mundo;. Lastimável.;
Marta Souza
;Esse sistema do 190 sempre foi ruim. Agora, querem pôr a culpa na terceirização.;