Jornal Correio Braziliense

Cidades

Começa julgamento do acusado de matar ciclista no Eixão

Teve início às 9h45 desta quinta-feira (11/2) o julgamento de Leonardo Luiz da Costa, acusado de atropelar e matar o ciclista Pedro Davison, 25 anos, em agosto de 2006. O réu responde por de homicídio doloso (quando se assume o risco de matar) e, em caso de condenação, pode pegar de seis a 20 anos de prisão.

Antes do julgamento, familiares amigos e parentes da vítima fizeram uma manifestação, em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDF). O grupo chegou no local por volta de 8h e usou faixas e camisetas para pedir justiça.

De acordo com a assessoria de imprensa do TJDF, o plenário está lotado. Não há previsão para o termino da sessão.

O julgamento é presidido pelo juiz João Egmont Leôncio Lopes, acompanhado de uma banca composta por sete jurados. O Tribunal do Júri de Brasília ouvirá 10 testemunhas, cinco de acusação e a outra parte de defesa.

Entenda o caso
O biólogo Pedro Davison morreu em 19 de agosto de 2006, quando pedalava na faixa central do Eixão Sul, exclusiva para uso de pedestres e ciclistas, na altura da Quadra 114. Ele foi atingido por um por um Fiat Marea que transitava pela mesma faixa.

O motorista do carro, o contador Leonardo Luiz da Costa, fugiu sem prestar socorro. Ele foi preso em flagrante ainda no Eixão, graças a um motoqueiro que anotou a placa do carro e avisou à polícia.

Leonardo pagou R$ 2 mil de fiança e foi liberado. Desde então, responde o processo em liberdade. De acordo com informações do processo, o acusado dirigia sob efeito de álcool e estava acima da velocidade permitida.